A Xiaomi EV revelou seu primeiro SUV, o Xiaomi YU7, um nome derivado do termo chinês “御风而行” que simboliza “cavalgar o vento“. Posicionado como um SUV de luxo de alto desempenho, o modelo compartilha a mesma linguagem de design do sedã Xiaomi SU7 e tem lançamento previsto para julho.
A linha será composta por três variantes — Standard, Pro e Max — todas oferecendo capacidades de longo alcance. A variante Standard de nível de entrada oferece uma autonomia de 835 km (CLTC) com sua bateria de 96,3 kW, tornando-o o SUV elétrico puro de maior alcance com bateria abaixo de 100 kWh.
Já as configurações de tração nas quatro rodas — Xiaomi YU7 Pro (bateria de 96,3 kWh) e Max (bateria de 101,7 kWh) — oferecem autonomias CLTC de 760 km e 770 km, respectivamente, ocupando o primeiro lugar entre os SUVs elétricos puros com tração nas quatro rodas, segundo a marca.
Além disso, toda a série Xiaomi YU7 é equipada com plataforma de alta tensão de carboneto de silício de 800 V, com tensão de pico de 897 V. A taxa máxima de carregamento atinge 5,2 C, alcançando carga de 10% a 80% em 12 minutos e uma carga de 620 km em 15 minutos, o tempo de carregamento mais rápido.

Xiaomi = design de luxo
O YU7 é um SUV de médio a grande porte com dimensões de 4,99 m (C) × 1,99 m (L) × 1,60 m (A) e uma distância entre eixos de 3 m. O capô de alumínio tipo concha de 3,11 m² é o maior em veículos produzidos em massa.
Abaixo dele, encontra-se um porta-malas dianteiro elétrico de 141 litros, com capacidade para até 8 modos de abertura. Pneus traseiros largos de 275 mm, opcionais, com arcos de roda esportivos, aprimoram a estética de alto desempenho.
O modelo renova os característicos “faróis em forma de gota d’água” do SU7, e a parte superior dos faróis incorpora um design aberto com canais de ar conectados às aberturas do capô dianteiro.
Ao contrário do Xiaomi SU7, a lanterna traseira do YU7 apresenta cantos inclinados para baixo que acentuam a postura imponente do SUV, “criando perfil traseiro mais musculoso”. A Xiaomi também implementou iluminação ultravermelha premium — marca registrada de veículos de luxo.
Por meio de otimizações em mais de 40 zonas de refinamento do fluxo de ar, o Xiaomi YU7 atinge coeficiente de arrasto excepcional de Cd 0,245 — melhoria de alcance CLTC de 59 km em relação aos números pré-otimização, estabelecendo alcance líder na classe entre SUVs esportivos.
Leia mais:
- Xiaomi YU7 chega para desafiar domínio da Tesla na China
- Carro elétrico chinês chega ao Brasil com 5 estrelas em teste de segurança
- ‘Cérebros’ de celulares da Xiaomi ficam mais inteligentes

Outros destaques
- O Xiaomi YU7 apresenta a aplicação aprimorada do “Aço Xiaomi de Ultra-alta Resistência de 2200 MPa”, novo material desenvolvido pela Xiaomi EV, que oferece maior proteção à carroceria do veículo;
- O modelo adota “Módulo de Controle de Domínio Quatro em Um”, que consolida dezenas de módulos funcionais e otimiza a eficiência energética em todo o sistema, adicionando mais de 5 km de alcance;
- O SUV é equipado com um Snapdragon 8 Gen 3 de 4 nm para o chip do cockpit, com aplicativos iniciados rapidamente e resposta ao toque altamente responsiva no painel central, segundo a chinesa;
- Toda a série é equipada com LiDAR, que pode ser usado para ver com mais precisão em ambientes escuros e identificar obstáculos especiais;
- O Xiaomi YU7 apresenta três acabamentos de pintura inspirados na natureza: Verde Esmeralda, Prata Titânio e Laranja Lava.
O post Xiaomi lança seu primeiro SUV elétrico com recarga em 15 minutos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital