O megainvestidor Warren Buffett não vinha sendo tão vocal sobre a política de tarifas impostas pelo governo de Donald Trump. Mas a reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway, sua holding de investimentos, que acontece neste sábado, 3, em Omaha, Nebraska, mudou esse rumo.
“Deveríamos estar buscando comércio com o resto do mundo”, disse ao ser questionado sobre as tarifas de Trump. O governo americano anunciou em 2 de abril tarifas sobre as importações. O principal afetado foi a China, com taxas de até 145%, que em resposta havia aplicado 125% de tarifas sobre produtos americanos. Os dois países sinalizaram na última sexta-feira, negociações.
Warren Buffett recebe investidores de todo o mundo na tradicional reunião anual de acionistas da Berkshire, em Omaha, Nebraska (EUA). O megainvestidor foi recebido sob muitos aplausos e gritos no CHI Health Center, que comporta 40.000 pessoas. Buffett está há 60 anos à frente da empresa.
Em 2003, Buffett escreveu um artigo no qual sugeriu que os EUA buscassem remediar seu déficit comercial por meio de um sistema de certificados de importação negociáveis que, segundo ele, seria uma “tarifa com outro nome”.
A proposta dos certificados foi citada na pergunta, lida pela apresentadora da rede americana de televisão CNBC. “Eu criei esse negócio de certificado de importação… é meio um truque, mas certamente é melhor do que qualquer coisa de que estamos falando agora”, disse Buffett.
O megainvestidor repetiu a única declaração que havia feito no começo do ano sobre o risco de tarifas, chamando-as de ato de guerra. “Não há dúvida de que o comércio pode ser um ato de guerra. E acho que isso tem gerado coisas ruins, principalmente nas atitudes que desperta.”
Onde assistir Buffett falar na Conferência Anual?
O encontro, acontece no CHI Health Center em Omaha,e é transmitido ao vivo no YouTube, desde 9h30 (horário de Brasília) permitindo que investidores de todo o mundo acompanhem as discussões.
Durante o evento de mais de 4 horas, Buffett e outros executivos responderão a perguntas dos investidores sobre uma gama de tópicos. Contudo, é esperado que ele participe do evento por apenas 1 hora.
Além da expectativa em torno da liderança e estratégias da Berkshire, a empresa vem recebendo atenção pela sua estratégia de longo prazo e pela gestão de caixa.
A estratégia de manter um grande volume de caixa tem sido apontada como uma das razões pelas quais a Berkshire conseguiu evitar grandes perdas durante períodos de alta volatilidade, como o que o mercado financeiro tem experimentado nos últimos anos, em grande parte devido ao impacto de políticas econômicas implementadas durante o governo de Donald Trump.
Ir para o conteúdo original: https://exame.com/invest/mercados/warren-buffett-deveriamos-estar-buscando-comercio-com-o-resto-do-mundo/