Home / Entretenimento / Versão manual do Ford Mustang chega ao Brasil com foco nos apaixonados pela marca

Versão manual do Ford Mustang chega ao Brasil com foco nos apaixonados pela marca

Para alguns, dirigir é apenas chegar do ponto A ao ponto B. Para outros, é sobre controle, resposta, som e sensações. A preferência entre câmbio manual ou automático divide os entusiastas há décadas. E, para quem acredita que “dirigir de verdade” exige uma terceira pedaleira, a Ford acaba de oferecer uma solução elegante: trouxe de volta o Mustang com transmissão manual ao Brasil, mas em uma série limitada a apenas 200 unidades. E cada unidade vai ter o número da série (pode ser de 1 a 200).

Batizado de Mustang GT Performance Manual, o modelo é uma homenagem à linhagem icônica de séries especiais que definiram a mística do esportivo desde os anos 1960. Voltado a colecionadores e apaixonados pela experiência visceral da direção, o carro é ao mesmo tempo uma peça de engenharia moderna e um tributo ao passado. “A transmissão manual tem hoje um valor emocional”, afirma Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford. “É um equipamento que cria uma conexão mais visceral com o carro”.

Motor V8 e transmissão refinada

O novo Mustang manual traz o motor Coyote V8 5.0 com nova calibração, que entrega 492 cv – potência recorde entre os modelos da linha vendidos no Brasil. O torque é de 58 kgfm, com aceleração de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h. Com uma relação peso-potência de 3,67 kg/cv, o desempenho é digno de superesportivo.

A transmissão manual de seis marchas MT82, com as duas últimas marchas em overdrive, garante engates suaves e intuitivos, mesmo em condução esportiva. Destaque para tecnologias como o Flat Shift, que permite trocas sem tirar o pé do acelerador, e o Rev Match, que simula o punta-taco. “É um casamento perfeito entre força bruta e controle refinado”, diz André Oliveira, diretor de Engenharia da Ford.

Visual exclusivo e detalhes de colecionador

O Mustang GT Performance Manual 2025 tem identidade visual marcante: faixas pretas com frisos vermelhos, peças em tom bronze e o emblema comemorativo dos 60 anos na coluna traseira. A carroceria está disponível em três cores: Preto Astúrias, Cinza Torres e Branco Oxford. Internamente, o destaque vai para os bancos Recaro e para o número de série gravado a laser junto ao câmbio. Tudo reforça o caráter de peça de colecionador.

Outros elementos de destaque incluem rodas de 19”, freios Brembo com pinças vermelhas e cabine digital com painel de 12,4″ e central multimídia SYNC 4 de 13,2″. O modelo também conta com som B&O de 900 W, carregador por indução e suporte para Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Venda exclusiva e vantagens para fãs da marca

Com preço sugerido de R$ 600.000 (o automático custa R$ 545.000), o novo Mustang é vendido apenas em 55 concessionárias especializadas da Ford espalhadas pelo Brasil. A entrega começa em julho. Clientes que já possuem qualquer versão do Mustang terão prioridade na compra. Em seguida, será a vez de donos de outros veículos Ford e, por fim, o público geral. “É uma forma de reconhecer os fãs leais da marca”, explica Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.

Além de toda a performance e estilo, o Mustang GT Performance Manual vem equipado com pacote completo de tecnologias de assistência ao condutor, incluindo frenagem autônoma, piloto automático adaptativo e sistema de permanência em faixa. Como toda a nova linha da marca, ele também oferece recursos conectados para controle e manutenção do veículo via app.

Fonte: Exame

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *