Home / Tecnologia / Veja o polo sul da Lua sob a ótica da sonda Resilience

Veja o polo sul da Lua sob a ótica da sonda Resilience

A empresa japonesa ispace divulgou, na quinta-feira (22), uma fotografia inédita do polo sul da Lua feita pelo lander Resilience durante sua órbita de aproximação ao satélite natural da Terra.

A imagem revela um relevo acidentado, marcado por formações geológicas profundas que, segundo engenheiros da missão, podem parecer “bicos de queijo” quando vistas de longe.

Veja o polo sul da Lua sob a ótica da sonda Resilience
Falcon 9 cruzando o céu com a sonda Resilience a bordo (Imagem: ispace)

Segundo comunicado oficial da ispace publicado no X, o registro foi obtido enquanto o veículo robótico se preparava para o pouso programado para 5 de junho na região vulcânica conhecida como Mare Frigoris, localizada no hemisfério norte lunar.

Na legenda da publicação, especialistas chamaram a atenção para um curioso efeito de ilusão de ótica: dependendo da orientação, as crateras concêntricas podem ser percebidas como elevações curvadas, desafiando a percepção visual dos observadores.

Confira:

Leia mais:

Lander japonês na Lua!

  • Lançado em janeiro em um foguete Falcon 9 da SpaceX, o Resilience viajou em conjunto com o lander Blue Ghost, da Firefly Aerospace;
  • Este último alcançou com sucesso a superfície lunar em 2 de março, tornando-se a segunda sonda comercial a pousar no satélite terrestre;
  • A ispace, por sua vez, busca repetir o feito e, se bem-sucedida, entrará para o seleto grupo de empresas privadas com capacidade de pouso lunar;
  • Além das câmeras de navegação, o lander carrega cinco instrumentos científicos e tecnológicos, incluindo detectores de radiação e sensores de interesse geológico, bem como o pequeno rover Tenacious;
  • Este último tem a missão de coletar amostras de regolito — o solo lunar fragmentado — para futuras análises que podem revelar detalhes inéditos sobre a formação e evolução do satélite.

Importância e responsabilidade

O pouso do Resilience assume ainda maior relevância diante do histórico de seu antecessor: o lander Hakuto-R, também da ispace, lançado em 2023, perdeu seus sistemas de orientação ao encontrar a borda de uma cratera e acabou colidindo contra o solo lunar, sem conseguir cumprir sua missão.

Agora, a equipe japonesa deposita grandes expectativas na missão atual, que representa não apenas um avanço tecnológico, mas, também, um importante passo na colaboração internacional por meio de parcerias entre agências e empresas privadas na exploração do Espaço.

Ilustração que mostra o passo a passo da missão Resilience
Ilustração que mostra o passo a passo da missão Resilience (Imagem: ispace)

O post Veja o polo sul da Lua sob a ótica da sonda Resilience apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: Olhar Digital

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *