Home / Economia / Vale: Barragem em Ouro Preto (MG) deixa nível de “emergência” para “alerta”

Vale: Barragem em Ouro Preto (MG) deixa nível de “emergência” para “alerta”

Logo da Vale (REUTERS/Washington Alves)Logo da Vale (REUTERS/Washington Alves)

" data-image-caption="

Logo da Vale (REUTERS/Washington Alves)

" data-medium-file="https://i3.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/07/2024-07-01T140657Z_1_LYNXMPEK600TM_RTROPTP_4_VALE-DISASTER-BRUCUTU.jpg?fit=300%2C199&quality=70&strip=all&ssl=1" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/07/2024-07-01T140657Z_1_LYNXMPEK600TM_RTROPTP_4_VALE-DISASTER-BRUCUTU.jpg?fit=1280%2C851&quality=70&strip=all">

A mineradora Vale informou nesta terça-feira, 20, que a barragem Grupo, localizada na mina Fábrica, no município de Ouro Preto (MG), deixou o nível de emergência que havia sido decretado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A estrutura teve atestada sua “condição de estabilidade”, mas será mantida preventivamente em “nível de alerta”.

“A estrutura recebeu Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, atestando a sua segurança”, comunicou a empresa, em nota.

Segundo a mineradora, as condições de segurança da estrutura foram reforçadas por obras de escavação do maciço e remoção de alteamentos a montante da barragem.

“O processo de descaracterização já permitiu a remoção de mais de 1,78 milhão de metros cúbicos de rejeito até o momento, o que corresponde a cerca de 78% do volume total que será removido”, informou a Vale.

A empresa prevê que as obras de descaracterização da barragem sejam concluídas no segundo semestre deste ano. A companhia lembra que todas as barragens construídas pelo método a montante estão em processo de descaracterização, tendo suas estruturas “monitoradas permanentemente” e alvo de “ações contínuas para aprimorar a segurança”. Dezoito barragens da Vale deixaram o nível de emergência desde 2022.

A barragem Grupo é uma das 13 estruturas a montante restantes em processo de descaracterização, e permanecerá agora em nível de alerta, “como medida preventiva”, diz a companhia, “com acompanhamento dos órgãos competentes até que a análise da documentação seja concluída, conforme prevê a legislação”.

“A Vale já está tomando as medidas regulatórias necessárias para encerrar a situação de alerta”, informou a mineradora. “As principais barragens da Vale são monitoradas 24 horas por dia e 7 dias por semana pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs) da empresa.”

The post Vale: Barragem em Ouro Preto (MG) deixa nível de “emergência” para “alerta” appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *