Home / Esportes / Uruguai já jogou com camisa vermelha, cor que não está em sua bandeira

Uruguai já jogou com camisa vermelha, cor que não está em sua bandeira

A informação de que a Seleção Brasileira poderá usar uma camisa vermelha em 2026 gerou controvérsia entre torcedores. Parte dos críticos defende que a cor não deveria ser utilizada já que não está presente na bandeira do país.

Entretanto, não seria a primeira vez que uma seleção sul-americana jogaria com essa cor sem tê-la em seu estandarte.

O Uruguai, por exemplo, já utilizou a camisa vermelha em mais de uma oportunidade como uniforme alternativo — o principal e mais tradicional é na cor azul celeste.

A primeira vez que os uruguaios utilizaram a roja foi em 1932, de acordo com o site da Associação Uruguaia de Futebol (AUF).

Para o Sul-Americano de 1935, inclusive, Uruguai e Argentina acordaram em disputar o clássico entre eles com as cores alternativas, e não com as tradicionais camisas com as quais jogaram a final da Copa do Mundo de 1930.


Uruguai, de vermelho, conquistou o título da Copa América de 1935
Uruguai, de vermelho, conquistou o título da Copa América de 1935 • Divulgação/AUF

Na partida final do Sul-Americano, os uruguaios (de vermelho) venceram os argentinos (de branco) por 3 a 0, gols de Héctor Castro, Alberto Taboada e Aníbal Ciocca, e conquistaram o título. Foi a última conquista do lendário capitão José Nasazzi pela seleção.

O uniforme vermelho seria usado pelos orientais até 1937, e depois só voltaria a ser utilizado a partir da década de 1990 — nesse período de ausência, foi trocado pelo branco.


29 de abril de 2025 - 16:56
Álvaro Recoba, em amistoso contra a Itália antes da Copa do Mundo de 2022 • Grazia Neri/Getty Images

Na Copa do Mundo de 2002, a AUF chegou a levar camisas vermelhas do segundo uniforme para a Coreia e o Japão, mas o Uruguai jogou apenas de azul nos três jogos da fase de grupos e não avançou ao mata-mata.

Mais recentemente, em 2008, os uruguaios enfrentaram a França de vermelho em um amistoso. Contudo, para o Mundial seguinte, na África do Sul, a camisa alternativa seria na cor branca, padrão que vem se repetindo na Celeste desde então.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Uruguai já jogou com camisa vermelha, cor que não está em sua bandeira no site CNN Brasil.

Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/futebol-internacional/uruguai-ja-jogou-com-camisa-vermelha-cor-que-nao-esta-em-sua-bandeira/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *