A UPS cortará 20.000 empregos este ano, cerca de 4% de sua força de trabalho global, anunciou a empresa na terça-feira (29). Mas a UPS acrescentou que a decisão não está relacionada a tarifas e se deve ao aumento do uso de tecnologia e a um plano previamente anunciado para reduzir seus negócios com a Amazon.
Em janeiro, a UPS anunciou um plano de “redução gradual” para cortar seus negócios com a Amazon, seu maior cliente, pela metade até meados de 2026.
A CEO da UPS, Carol Tome, disse nesta terça que a maior parte dos negócios da Amazon dos quais está desistindo “não são lucrativos para nós, nem são adequados para nossa rede”.
O volume de encomendas da UPS na Amazon já havia caído 16% no trimestre recém-concluído, uma queda maior do que a prevista pela UPS para o período. A UPS anunciou que fechará 73 prédios nos EUA até o final de junho, como parte do próximo passo desse plano de “redução gradual”.
A UPS também disse que espera usar mais automação em suas instalações, desde a triagem de pacotes até a aplicação de etiquetas e o carregamento e descarregamento de caminhões, com 400 instalações se tornando parcial ou totalmente automatizadas.
“Com essa reconfiguração, também diminuiremos nossa dependência de mão de obra”, disse ela.
A UPS, no entanto, viu alguns efeitos das tarifas amplas de Trump de 10% sobre a maioria das importações, especialmente as tarifas de 145% sobre as importações chinesas. Mas a empresa ainda não tem certeza sobre os efeitos finais.
Tome disse que os clientes que fazem muitos negócios com a China “não estão pensando em sair do negócio”. Mas ela também disse que muitos deles não sabem exatamente qual será o próximo passo. Muitos ainda esperam uma reversão tarifária.
“Francamente, há muita incerteza em torno dos pedidos da China”, disse ela.
“Sabemos o que foi anunciado. Não sabemos, na verdade, se isso vai acontecer e não sabemos se vai se manter. Achamos que há muitas coisas que não sabemos.”
A UPS acredita que seus clientes sentirão o impacto das tarifas e, por isso, e também pela retração da Amazon, prevê que sua receita cairá no segundo trimestre em comparação com o ano anterior.
No entanto, afirmou que não está pronta para abandonar sua projeção para o ano inteiro, embora tenha alertado que poderá ajustá-la no futuro.
“Há muita incerteza no segundo semestre [do ano], porque todas essas [tarifas] acabarão impactando o consumidor americano”, disse ela.
“O sentimento do consumidor atual está abaixo do que estava no início do ano. [Mas] o consumidor ainda está bastante saudável.”
Abertura comercial reduz impacto de tarifas de Trump no Brasil? Entenda
Este conteúdo foi originalmente publicado em UPS anuncia corte de 20 mil empregos após reduzir entregas da Amazon no site CNN Brasil.
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