O União Brasil e o Progressistas formalizam, nesta terça-feira (29), uma aliança com discurso de responsabilidade fiscal e avanço da democracia.
Em um vídeo divulgado pela nova federação, são feitas críticas a economia brasileira que, segundo o material, cresceu 167% do Produto Interno Bruto (PIB) durante a nova República. Enquanto na China o aumento foi de 3.000% e na Índia de 1000%.
Diante disso, a federação propõe realizar um choque de prosperidade, com medidas nos campos econômico e regulatório, com responsabilidade fiscal e social. E mais: modernizar o estado, de forma que vá além de uma “simples reforma administrativa”.
Os dois partidos juntos dizem ser a maior força política do Brasil, com 20% dos representantes no Congresso Nacional e maior número de prefeitos e vereadores.
A oficialização da aliança ocorre após meses de negociações entre os presidentes do União, Antonio Rueda, e do PP, Ciro Nogueira. Ambos farão uma co-presidência da federação até o final deste ano. Em janeiro de 2026, o grupo deve escolher um novo presidente.
O acordo tem sido costurado ao longo dos últimos meses e teve participação de nomes importantes dos dois partidos, como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA).
“Não se trata de uma parceria de ocasião, é um projeto consistente com uma visão de longo prazo, uma resposta madura ao cenário de fragmentação partidária e uma aposta na estabilidade institucional. A base está nos estados, no trabalho de quem está no dia a dia da política real”, consta no comunicado divulgado pela federação.
Instituído pelo Congresso Nacional em 2021, o modelo de federações busca permitir que os partidos atuem de forma unificada em todo o país, funcionando como uma única agremiação por quatro anos.
A aliança entre União Brasil e Progressistas deve impactar na disputa eleitoral de 2026. Do lado do União, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, já anunciou sua pré-candidatura à presidência da República. Do lado do PP, uma das apostas é o nome da senadora Tereza Cristina (MS).
Este conteúdo foi originalmente publicado em União Brasil e PP propõem responsabilidade fiscal e avanço da democracia no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/uniao-brasil-e-pp-propoem-responsabilidade-fiscal-e-avanco-da-democracia/