A polícia da Itália relatou ter perseguido um turista alemão após vê-lo transportando um antigo artefato romano em uma scooter elétrica alugada, na noite de quarta-feira (21), em Roma, na Itália.
Os policiais prenderam o jovem de 24 anos, que transportava a base de mármore de uma coluna antiga, que pesa 30 quilos, entre os pés.
Ele segurava a peça enquanto percorria pela rua histórica Via Veneto, perto da Embaixada dos EUA, em Roma.
O superintendente arqueológico de Roma descreveu o artefato como sendo de “interesse histórico”.
As autoridades disseram que o turista havia contado que pegou a peça como “lembrança”, mas não está claro se ele pagou alguém pelo objeto.
Segundo a polícia, o homem não foi indiciado, mas está sob investigação por “recebimento de bens culturais roubados”. O nome do jovem não foi divulgado.
Especialistas arqueológicos estudam o artefato para determinar de onde foi retirado.
Atitudes de turistas na Itália
Turistas que se comportam mal são motivo de irritação para as autoridades italianas há muito tempo.
Nos últimos anos, turistas foram presos por dirigir patinetes elétricos e uma Maserati pela Escadaria Espanhola, gravar iniciais no Coliseu Romano e entrar de moto nas antigas ruínas de Pompeia.
Em fevereiro, um turista da Nova Zelândia foi multado por mergulhar na Fontana di Trevi, um dos monumentos mais antigos da Itália.
No início deste mês, um turista americano teve que passar por uma cirurgia de emergência após ser empalado em uma torre ao tentar pular uma cerca que cercava o antigo Coliseu Romano.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Turista alemão é preso levando artefato histórico em scooter na Itália no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil