Home / Mundo / TSA deve acabar com regra de tirar os sapatos no raio-X dos aeroportos dos EUA

TSA deve acabar com regra de tirar os sapatos no raio-X dos aeroportos dos EUA

8 de julho de 2025 - 19:12A reversão da TSA colocaria fim a uma das políticas mais visíveis — e criticadas — do reforçado sistema de segurança dos aeroportos dos EUA após o 11 de Setembro, em vigor há quase duas décadas.
Foto: Robyn Beck/AFP/Getty Images

" data-medium-file="https://i3.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/07/435978011.jpg?fit=300%2C215&quality=70&strip=all&ssl=1" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/07/435978011.jpg?fit=1280%2C919&quality=70&strip=all">

Viajantes dos Estados Unidos em breve poderão não precisar mais remover os sapatos ao passar pelos postos de controle de segurança nos aeroportos — uma mudança que provavelmente acelerará o processo de triagem para os passageiros.

A Administração de Segurança no Transporte (TSA, na sigla em inglês) está planejando atualizar suas diretrizes para implementar essa mudança, segundo fontes familiarizadas com o assunto. A medida ampliaria um benefício já disponível para quem paga pelo programa TSA PreCheck para a maioria dos viajantes comuns.

Essa reversão colocaria fim a uma das regras mais visíveis — e criticadas — do sistema de segurança reforçado nos aeroportos dos EUA após os atentados de 11 de setembro. Críticos há anos consideram a exigência de tirar os sapatos um exemplo de “teatro de segurança”, com pouco impacto real na proteção, além de ser responsável por aumentar o tempo de espera nos postos de controle.

A mudança também alinharia os EUA com a prática de grandes centros de aviação globais, como a União Europeia, Dubai e Cingapura, que normalmente não exigem que os passageiros retirem os calçados durante a inspeção.

A obrigatoriedade de remover os sapatos foi imposta em agosto de 2006 — após a tentativa frustrada, em 2001, do chamado “homem-bomba do sapato”, Richard Reid, de detonar explosivos escondidos em um dos tênis durante um voo da American Airlines.

“A TSA e o Departamento de Segurança Interna (DHS) estão sempre explorando novas formas de aprimorar a experiência do passageiro e manter um forte nível de segurança”, afirmou a agência em comunicado ao ser questionada sobre a possível mudança. “Quaisquer atualizações no nosso processo de triagem serão divulgadas por canais oficiais.”

A notícia foi divulgada inicialmente por Caleb Harmon-Marshall, ex-agente da TSA e criador do boletim de viagens Gate Access.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post TSA deve acabar com regra de tirar os sapatos no raio-X dos aeroportos dos EUA appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *