O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizou nesta sexta-feira (16) que deseja que os EUA ajudem a lidar com a situação em Gaza após uma nova onda de intensos ataques aéreos israelenses durante a noite, afirmando que “muitas pessoas estão morrendo de fome” e que espera “muitas coisas boas” no próximo mês.
“Acho que muitas coisas boas acontecerão no próximo mês, e veremos, temos que ajudar também os palestinos”, disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One na sexta-feira, ao retornar aos Estados Unidos após sua viagem ao Oriente Médio.
Quando questionado por um repórter se apoiava os planos israelenses de expandir a guerra em Gaza, o presidente respondeu: “Sabe, muitas pessoas estão morrendo de fome em Gaza, então temos que considerar os dois lados.”
“Mas faremos um bom trabalho”, acrescentou.
Mais cedo nesta sexta-feira, falando nos Emirados Árabes Unidos na última etapa de sua visita a três países do Golfo, Trump disse: “Estamos de olho em Gaza e precisamos cuidar disso. Muitas pessoas estão morrendo de fome. Muitas pessoas. Há muitas coisas ruins acontecendo.”
O Exército israelense intensificou as operações em Gaza na quinta-feira (15), matando mais de 100 pessoas e prometendo continuar os bombardeios, enquanto Trump sugeriu o estabelecimento de uma “zona de liberdade” no enclave. Muitas das vítimas estavam em Jabalya, no norte de Gaza, e em Khan Younis, no sul, de acordo com a Defesa Civil de Gaza.
Ainda na quinta-feira, o presidente reiterou seu desejo de assumir o controle da Faixa de Gaza, dizendo em uma mesa redonda empresarial no Catar que os Estados Unidos “a transformariam em uma zona de liberdade”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump sugere ajuda dos EUA em Gaza: “Muitas pessoas estão morrendo de fome” no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil