Home / Mundo / Trump diz que tarifas sobre a Apple também atingiriam a Samsung e outros fabricantes

Trump diz que tarifas sobre a Apple também atingiriam a Samsung e outros fabricantes

O presidente dos EUA, Donald Trump, usa seu telefone no Marine One no Aeroporto Executivo de Leesburg.O presidente dos EUA, Donald Trump, usa seu telefone no Marine One no Aeroporto Executivo de Leesburg.

" data-image-caption="

O presidente dos EUA, Donald Trump, usa seu telefone no Marine One no Aeroporto Executivo de Leesburg, em Leesburg, Virginia, EUA, em 24 de abril de 2025. REUTERS/Craig Hudson

" data-medium-file="https://i2.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/05/2025-04-25T022435Z_2014387712_RC2P4EAO4QTN_RTRMADP_3_USA-TRUMP.jpg?fit=300%2C200&quality=70&strip=all&ssl=1" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/05/2025-04-25T022435Z_2014387712_RC2P4EAO4QTN_RTRMADP_3_USA-TRUMP.jpg?fit=1280%2C852&quality=70&strip=all">

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse que as tarifas que ameaçou impor à Apple nesta sexta-feira (23) também seriam direcionadas a uma gama mais ampla de fabricantes de dispositivos, incluindo a Samsung, para incentivá-los a transferir a fabricação de seus produtos para os EUA.

“Seria mais”, disse Trump quando questionado na Casa Branca se sua ameaça de tarifas se aplicaria apenas à Apple. “Seria também à Samsung e a qualquer um que fabricasse esse produto, caso contrário, não seria justo.” Trump indicou que os impostos de importação seriam “cobrados de forma apropriada” e estariam prontos para implementação até o final de junho, mas não forneceu outros detalhes.

As observações do presidente esclareceram sua postagem nas redes sociais mais cedo, alertando que a Apple enfrentaria tarifas de 25% se a empresa, com sede em Cupertino, Califórnia, não transferisse a produção de seu icônico iPhone para os EUA a partir do exterior. O aviso veio dias após uma reunião na terça-feira (20) entre Trump e o CEO da Apple, Tim Cook, na Casa Branca, segundo um oficial dos EUA.

“Ele disse que vai para a Índia para construir fábricas. Eu disse, tudo bem ir para a Índia, mas você não vai vender aqui sem tarifas, e é assim que é”, disse Trump.

As ações da Apple caíram até 3,9% nas negociações em Nova York. Separadamente, na sexta-feira, Trump também ameaçou uma tarifa de 50% sobre a União Europeia, que entraria em vigor em 1º de junho, o que pesou sobre o mercado mais amplo.

A exigência de Trump por fabricação nos EUA representa um desafio significativo para a Apple e a Samsung, com sede na Coreia do Sul, cujas cadeias de suprimento para seus dispositivos estão concentradas na Ásia há anos. Os EUA carecem do rico ecossistema de fornecedores, fabricação e know-how de engenharia que — por enquanto — só pode ser encontrado na região.

Representantes da Apple não responderam imediatamente a pedidos de comentário. A Samsung e a Alphabet, cuja plataforma Android opera dispositivos móveis da Samsung, se recusaram a comentar.

O aviso de Trump nesta sexta-feira surgiu após a Apple sinalizar no início deste mês que novas tarifas trariam até US$ 900 milhões em custos adicionais no trimestre atual. Para limitar o impacto das tarifas sobre os produtos fabricados na China, a Apple já planejava transferir a maior parte de sua produção de iPhone destinada aos EUA para instalações na Índia — uma medida que gerou crescente irritação de Trump.

Na semana passada, durante sua viagem ao Oriente Médio, Trump disse que pediu a Cook para parar de construir fábricas na Índia para fabricar dispositivos para os EUA, pressionando a fabricante do iPhone a aumentar a produção doméstica enquanto se afasta da China. “Tive um pequeno problema com Tim Cook ontem”, disse Trump sobre sua conversa. “Ele está construindo em toda a Índia. Eu não quero que você construa na Índia.”

A Apple disse no início deste ano que planeja investir US$ 500 bilhões nos EUA nos próximos quatro anos, o que incluirá o trabalho em uma nova fábrica de servidores em Houston, uma academia de fornecedores em Michigan e gastos adicionais com seus fornecedores existentes no país.

Mas isso fica aquém da mudança total para a produção nos EUA prevista por Trump. Mover a fabricação de seu icônico iPhone e outros dispositivos para os EUA seria uma tarefa enorme para a empresa com sede em Cupertino, Califórnia.

“Isso é claramente negativo”, disse o analista Brandon Nispel, da KeyBanc Capital Markets, em uma nota. “Para a Apple, parece que agora ela deve aumentar os preços dos iPhones, o que provavelmente ocorrerá com o lançamento do iPhone 17. No entanto, no curto prazo, isso provavelmente implica um impacto mais significativo na margem bruta.”

A mudança ameaça reduzir a margem bruta da Apple em 3 a 3,5 pontos percentuais no exercício fiscal de 2026, de acordo com a Bloomberg Intelligence. Mas transferir a produção do iPhone para os EUA ainda seria muito mais caro do que pagar a tarifa. E analistas estimaram que os telefones fabricados nos EUA custariam, em última análise, milhares de dólares aos consumidores.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Trump diz que tarifas sobre a Apple também atingiriam a Samsung e outros fabricantes appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *