Home / Mundo / Trump diz que quer reabrir prisão de Alcatraz nos EUA

Trump diz que quer reabrir prisão de Alcatraz nos EUA

O presidente Donald Trump afirmou em uma publicação nas redes sociais no domingo (5) que está instruindo o Departamento de Prisões a reconstruir e reabrir Alcatraz, a antiga prisão infame, como um local para “abrigar os criminosos mais cruéis e violentos dos Estados Unidos”.

“Estou instruindo o Departamento de Prisões, juntamente com o Departamento de Justiça, o FBI e a Segurança Interna, a reabrir uma Alcatraz substancialmente ampliada e reconstruída, para abrigar os criminosos mais cruéis e violentos dos Estados Unidos”, escreveu o presidente em uma publicação no Truth Social.

“Não seremos mais reféns de criminosos, bandidos e juízes que têm medo de fazer seu trabalho e nos permitem remover criminosos que entraram ilegalmente em nosso país”, acrescentou. “A reabertura de Alcatraz servirá como um símbolo de Lei, Ordem e Justiça.”

O republicano disse a repórteres quanto retornou à Casa Branca no domingo (5) que foi “apenas uma ideia” que ele teve devido a “juízes radicalizados” que querem garantir que os imigrantes deportados tenham o devido processo legal.

“Acho que, como muitos desses juízes radicalizados querem que… cada pessoa que está ilegalmente em nosso país seja julgada”, comentou ele, acrescentando: “isso significaria milhões de julgamentos”.

Trump falou que Alcatraz tem sido “um símbolo triste, mas é um símbolo da lei e da ordem. E, francamente, tem uma longa história, então acho que vamos fazer isso”.

Alcatraz, localizada em uma ilha na costa de São Francisco, funcionou como uma penitenciária federal por quase 30 anos antes de fechar em 1963 “porque a instituição era muito cara para continuar operando”, segundo o site do Departamento de Prisões.

Estima-se que entre US$ 3 milhões e US$ 5 milhões “foram necessários apenas para obras de restauração e manutenção para manter a prisão aberta”, sem incluir os custos operacionais diários. “Alcatraz era quase três vezes mais cara de operar do que qualquer outra prisão federal”, segundo o site.

Atualmente, ela é operada pelo Serviço Nacional de Parques como destino turístico, recebendo aproximadamente 1,2 milhão de visitantes por ano.

Alcatraz foi designada como Marco Histórico Nacional em 1986. No entanto, tal designação “pode ​​ser considerada para retirada a pedido do proprietário ou por iniciativa do Secretário do Interior”, segundo o Serviço Nacional de Parques.

Existem certas condições que tornam um marco elegível para a perda da designação, tais como deixar de “cumprir os critérios de designação; as qualidades para as quais foi originalmente constituído foram perdidas ou destruídas”.

A CNN entrou em contato com o Departamento do Interior, o Serviço Nacional de Parques e o Departamento de Prisões para obter comentários.

A ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, democrata da Califórnia cujo distrito inclui Alcatraz, rejeitou a proposta do presidente, chamando-a de “pouco séria”.

“Alcatraz fechou como penitenciária federal há mais de sessenta anos. Agora é um parque nacional muito popular e uma grande atração turística. A proposta do presidente não é séria”, escreveu a congressista no domingo (5) no X.

A ideia de reabrir e reconstruir Alcatraz parece já ter sido lançada pelo filho do presidente, Donald Trump Jr., dias após a posse do pai para um segundo mandato, quando o presidente assinou um decreto para enviar imigrantes para a Baía de Guantánamo, em Cuba.

“Essa é uma ótima ideia. Talvez devêssemos reabrir Alcatraz também?!?!”, escreveu Trump Jr. no X.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que quer reabrir prisão de Alcatraz nos EUA no site CNN Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *