O presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse em uma entrevista à NBC que ele “não está de olho” em um terceiro mandato presidencial em 2028. Ação que é proibida pela Constituição americana.
“Há muitas pessoas vendendo o boné ‘Trump 2028’. Mas isso não é algo que eu estou de olho. Meu objetivo é ter quatro grandes anos e entregá-lo a alguém, idealmente um republicano, um grande republicano para levá-lo adiante”, disse o presidente à NBC “Meet the Press” em uma entrevista gravada com o anfitrião Kristen Welker. “Acho que quatro anos é muito tempo para fazer algo realmente espetacular”, acrescentou.
“Eu não estou olhando para isso”, disse o presidente, quando pressionado sobre se ele foi apresentado com quaisquer teorias legais sobre a alteração da Constituição para permitir outra corrida presidencial.
A 22ª Emenda, que foi ratificada em 1951, diz: “Nenhuma pessoa será eleita para o cargo de presidente mais do que duas vezes.”
No final do mês passado, a Organização Trump começou a vender chapéus “Trump 2028”, e o presidente tem frequentemente dito que ele iria procurar um terceiro mandato, dizendo há apenas algumas semanas atrás que ele “não está brincando” sobre a perspectiva.
Sucessores em potencial
O presidente americano também foi questionado na entrevista “Meet the Press” sobre quem ele vê como seu possível sucessor.
Ele disse que o vice-presidente JD Vance está fazendo um “trabalho fantástico,” e que seu secretário de estado e agora conselheiro interino de segurança nacional, Marco Rubio, também é “ótimo.”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que “não está de olho” em um terceiro mandato no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil