Home / Economia / Trump diz que cortou déficit comercial dos EUA; dados mostram o contrário

Trump diz que cortou déficit comercial dos EUA; dados mostram o contrário

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu a política tarifária de seu governo em uma entrevista transmitida pela ABC na noite desta terça-feira (29), dizendo que ela já ajudou a reduzir o déficit comercial dos EUA.

Reduzi o déficit comercial para um número que está […] começando a ficar realmente bom”, disse Trump em uma entrevista pré-gravada  para marcar seus primeiros 100 dias no cargo. “Acabei de chegar.”

Mais cedo nesta terça, porém, o Departamento do Censo dos EUA divulgou dados preliminares mostrando que o déficit comercial dos EUA em bens aumentou 9,6%, para US$ 162 bilhões em março, ante US$ 147,8 bilhões em fevereiro.

Embora o déficit de março ainda não tenha sido definido, seria um recorde nesses níveis e sugere que as empresas norte-americanas podem ter estocado produtos antes do anúncio de tarifas de Trump em abril.

Trump anunciou tarifas “recíprocas” (que tecnicamente não são recíprocas) sobre todos os produtos importados para os EUA em 2 de abril, mas posteriormente suspendeu essas tarifas por 90 dias.

Por enquanto, todas as importações para os EUA estão sujeitas a uma tarifa universal de 10%, enquanto as importações da China são tarifadas a uma taxa de 145%. Certos produtos, como o aço, também enfrentam níveis tarifários mais altos.

“Quase todos os países do mundo estavam nos roubando. Eles não fazem mais isso”, disse Trump, no que se tornou um refrão comum do presidente.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que cortou déficit comercial dos EUA; dados mostram o contrário no site CNN Brasil.

Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/trump-diz-que-cortou-deficit-comercial-dos-eua-dados-mostram-o-contrario/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *