Home / Economia / Trump culpa Biden, mas tarifas são marca de recuo do PIB no 1° trimestre

Trump culpa Biden, mas tarifas são marca de recuo do PIB no 1° trimestre

A economia dos Estados Unidos teve o pior desempenho trimestral desde 2022, diante das mudanças implementadas por Donald Trump na política comercial e financeira. Pouco depois da divulgação do novo dado, Trump tentou se distanciar da queda, mas reconheceu que as tarifas terão um impacto no consumo e nos preços aos americanos.

“Talvez as crianças vão ter duas bonecas ao invés de 30 e, talvez, as duas bonecas custem alguns dólares a mais do que custariam normalmente”, advertiu.

Trump admitiu o impacto das taxas diante da diminuição dos gastos da população nos primeiros três meses do ano. O consumo é o maior motor da economia americana e foi fortemente influenciado pelos temores da população envolvendo o tarifaço do republicano.

Ao longo dos primeiros três meses de governo, a confiança do consumidor atingiu o menor patamar desde a pandemia de Covid-19. Isso influenciou diretamente o resultado do Produto Interno Bruto dos Estados Unidos. No primeiro trimestre de 2025, o PIB do país ficou negativo, na primeira queda desde 2022.

Segundo dados do Departamento de Comércio, a economia americana recuou 0,3% no período. A expectativa era de movimento inverso, uma alta de 0,3%. Trump buscou evitar a culpa pela retração. “E tenho que começar dizendo que isso é com o Biden, não com o Trump.”

Enquanto os consumidores gastaram menos, empresas importaram ainda mais enquanto se preparavam para o tarifaço. A compra de produtos de outros países cresceu 41% no período, aumentando o déficit comercial americano — que é quando o país importa mais do que exporta.

Mesmo assim, Trump pediu calma e voltou a dizer que as taxas são uma forma de recuperar a economia americana. Ele também reforçou o desejo de negociar com o líder chinês Xi Jinping.

“Isso vai acontecer. Quer dizer, veja, agora, e eu já te disse isso antes, eles estão enfrentando enormes dificuldades porque suas fábricas não estão funcionando.”, disse Trump.

O presidente americano destacou o desempenho ruim da atividade industrial chinesa, que apresentou forte queda no mês de abril. Fabricantes estavam vendendo mais antes da imposição das tarifas. Mas, com a taxação de Trump, as indústrias chinesas reduziram o envio de remessas para o exterior, além de serem impactadas pela demanda interna mais fraca.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump culpa Biden, mas tarifas são marca de recuo do PIB no 1° trimestre no site CNN Brasil.

Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/trump-culpa-biden-mas-tarifas-sao-marca-de-recuo-do-pib-no-1-trimestre/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *