A Rússia comemorou o 80º aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial com um desfile nesta sexta-feira (9).
O presidente chinês, Xi Jinping, e diversos líderes mundiais, marcaram presença em meio a um forte esquema de segurança para evitar ataques ucranianos após três anos de uma guerra devastadora.
Tropas de mais de uma dúzia de países participaram do desfile militar do Dia da Vitória, cada uma marchando sob a própria bandeira nacional, enquanto os respectivos líderes assistiam das arquibancadas.
Tropas chinesas representando as Forças Armadas do país também participaram do evento.
Os soldados carregavam uma grande bandeira nacional da China enquanto marchavam em frente à tribuna dos principais líderes.
Xi Jinping se levantou no momento em que soldados do exército, da marinha e da força aérea da China, marchavam pela Praça Vermelha.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, falou nesta sexta-feira (9) que a Rússia sempre se lembrará e apreciará a contribuição dos Aliados para a vitória na Segunda Guerra Mundial.
Putin, o chefe do Kremlin com mais tempo no poder desde Josef Stalin, permaneceu ao lado de Xi, dezenas de outros líderes e veteranos russos em uma tribuna coberta ao lado do mausoléu de Vladimir Lenin na Praça Vermelha, enquanto as tropas russas marchavam.
1 de 9Tropas chinesas marcham na Praça Vermelha de Moscou no desfile do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial. • REUTERS
2 de 9Vladimir Putin e Xi Jinping em desfile do Dia da Viória em Moscou 09/05/2025
3 de 9Soldados em desfile do Dia da Vitória em Moscou. • REUTERS
4 de 9Presidente Putin cumprimenta presidente Lula no Dia da Vitória em Moscou. • REUTERS
5 de 9Rússia exibe drones usados na Ucrânia na Praça Vermelha de Moscou pela primeira vez durante evento do Dia da Vitória • REUTERS
6 de 9Rússia exibe drones usados na Ucrânia na Praça Vermelha de Moscou pela primeira vez durante evento do Dia da Vitória • REUTERS
7 de 9Soldados em desfile do Dia da Vitória em Moscou. • REUTERS
8 de 9Jatos da Força Aérea desenham bandeira russa sobre a Praça Vermelha no encerramento do desfile do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial • REUTERS
9 de 9Soldados russos que lutaram na Ucrânia marcham na Praça Vermelha no desfile do Dia da Vitória da Segunda Guerra Mundial.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tropas de vários países participam do desfile do Dia da Vitória na Rússia no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil