Quando o digital parecia ter consolidado sua supremacia no marketing, mudanças no comportamento do consumidor e custos publicitários crescentes reacenderam o interesse em estratégias híbridas.
Jillian Johnson, fundadora da PostcardMania, empresa que fatura US$ 119 milhões por ano, aponta três tendências que podem impulsionar o crescimento de marcas em 2025.
1. O digital já não entrega como antes — e isso muda a lógica da performance
A era em que bastava investir em redes sociais para gerar resultados expressivos está ficando para trás.
Dados recentes apontam que os consumidores estão mais céticos em relação ao digital: 35% dos adultos americanos fizeram uma pausa prolongada nas redes sociais por questões de saúde mental, e mais da metade acredita que essas plataformas pioraram nos últimos anos.
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Em 2024, o custo médio por anúncio na Meta subiu 10%, enquanto o número de impressões cresceu apenas 6%. No Google, o aumento foi ainda mais expressivo: 25% no mesmo período.
Nesse contexto, não basta colocar anúncios no ar — é preciso otimizá-los com precisão. Profissionais de marketing que dominam análise de desempenho e ferramentas de automação ganham destaque.
2. O impresso está de volta — e as grandes marcas já sabem disso
Se o digital está mais caro e menos eficaz, o impresso reaparece como uma alternativa poderosa — e surpreendentemente atual.
A nostalgia não é o ponto: o que importa é a eficácia e a confiança que a comunicação tangível ainda gera.
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3. O novo marketing tradicional: mala direta automatizada e inteligente
A nova geração de mala direta funciona de forma inteligente, acionada por comportamentos específicos dos consumidores — como o abandono de um carrinho de compras ou a ausência de resposta de um lead.
Com o apoio de plataformas de automação integradas ao CRM ou site da empresa, é possível personalizar cada envio, tornando a ação mais direcionada, eficiente e mensurável.
Profissionais que sabem conectar essas ferramentas — combinando automação digital com mídia offline — estão melhor posicionados no mercado.
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Domine as estratégias de marketing e escale os resultados da sua marca
Seja qual for o tamanho da empresa ou o estágio da sua carreira, acompanhar — e aplicar — as tendências do mercado pode ser o diferencial que o separa da concorrência.
De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.
Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:
- Transformar desafios complexos em oportunidades de crescimento;
- Liderar estratégias de branding e performance;
- Impulsionar as vendas dentro da empresa.
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
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