Home / Mundo / TikTok: Trump diz que estenderá prazo para venda do aplicativo nos EUA

TikTok: Trump diz que estenderá prazo para venda do aplicativo nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que vai estender o prazo para a ByteDance, empresa de tecnologia sediada na China e dona do TikTok, vender os ativos americanos do aplicativo. O líder americano afirmou que a medida seria tomada caso nenhum acordo fosse fechado até de 19 de junho – data limite para o TikTok ser proibido no país.

“Eu gostaria… eu gostaria de ver isso feito”, disse Trump ao programa “Meet the Press with Kristen Welker”, da rede americana NBC News, em uma entrevista gravada na sexta-feira (2) e que será exibida nos EUA este domingo (4).

Trump disse que tinha um “ponto ideal” para o aplicativo depois que ele o ajudou a conquistar eleitores mais jovens na eleição presidencial de 2024, acrescentando: “O TikTok é… é muito interessante, mas será protegido”.

Trump já adiou duas vezes a proibição do TikTok no território americano imposta pelo Congresso, que inicialmente entraria em vigor em janeiro.

Além disso, um acordo estava em andamento para separar as operações do TikTok nos EUA em uma nova empresa sediada no país, que seria operada e instalada como propriedade majoritária por investidores americanos.

Porém, esse acordo foi suspenso depois que a China indicou que não o aprovaria após os anúncios de Trump de tarifas elevadas sobre produtos chineses.

Senadores democratas argumentam que Trump não tem autoridade legal para estender o prazo, e sugerem que o acordo que estava sendo considerado não atenderia aos requisitos legais.

Uma fonte próxima aos investidores americanos da ByteDance disse em abril que os trabalhos sobre o possível acordo continuam antes do prazo final de 19 de junho, mas que a Casa Branca e Pequim precisariam resolver a disputa tarifária primeiro.

Trump disse à NBC News que a China estava ansiosa para chegar a um acordo, citando o impacto que as tarifas de 145% sobre produtos chineses estavam tendo em sua economia.

O presidente dos EUA disse que não reduziria as tarifas para levar Pequim à mesa de negociações, mas que poderia eventualmente reduzi-las como parte de um acordo mais amplo.

“Em algum momento, vou reduzi-las porque, do contrário, nunca seria possível fazer negócios com eles. E eles querem muito fazer negócios”, comentou.

A lei exigia que o TikTok parasse de operar até 19 de janeiro, a menos que a ByteDance concluísse a venda dos ativos do aplicativo nos EUA.

Trump iniciou o segundo mandato como presidente em 20 de janeiro, e optou por não seguir com a aplicação. O prazo se estendeu para o início de abril e, novamente no mês passado, para 19 de junho.

Este conteúdo foi originalmente publicado em TikTok: Trump diz que estenderá prazo para venda do aplicativo nos EUA no site CNN Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *