Home / Economia / Tarifas de aço geram perdas bilionárias à UE, diz associação europeia

Tarifas de aço geram perdas bilionárias à UE, diz associação europeia

A tarifa de 25% dos Estados Unidos sobre todas as importações de aço e alumínio, em vigor desde 12 de março, impactou severamente os produtores de aço da UE, enquanto os consumidores americanos estão sendo forçados a pagar a conta da política protecionista.

Como pilar das indústrias tradicionais e da base econômica da Europa, o setor siderúrgico registrou perdas alarmantes. Dados da Associação Europeia do Aço (EUROFER) revelaram que os EUA são o segundo maior mercado de exportação para os produtores de aço da UE, respondendo por 16% do total das exportações de aço em 2024. No entanto, as exportações de aço para os Estados Unidos já despencaram desde a implementação das tarifas.

“Perdemos um milhão de toneladas. Estamos falando de um valor em torno de dois bilhões de euros (cerca de 2,26 bilhões de dólares americanos) que perdemos, e é claro que isso leva à redução de capacidade e perdas de empregos na Europa”, explicou Axel Eggert, Diretor Geral da EUROFER, em entrevista exclusiva à China Central Television.

Eggert criticou as medidas dos EUA, enfatizando que elas vão além de meras disputas comerciais e apresentam desafios estratégicos à estrutura industrial da Europa.

Líderes da indústria europeia estão pressionando a UE por uma resposta decisiva, afirmando que as tarifas não apenas prejudicam a meta dos EUA de revitalizar a produção de aço, mas também podem desencadear consequências negativas não intencionais.

“Esperamos medidas da União Europeia para apoiar nossa indústria. É preciso uma reação firme. Isso também teria um enorme impacto sobre os consumidores de aço dos EUA, que dependem de importações de aço da União Europeia. Há uma série de qualidades e produtos que a indústria siderúrgica dos EUA não está produzindo. Os custos para os consumidores de aço dos EUA aumentarão em 25% se não puderem obter recursos do mercado interno americano. E isso é preocupante para os consumidores de aço dos EUA”, disse Eggert.

Cerveja, frutas e TVs: o que deve ficar mais caro nos EUA após tarifas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarifas de aço geram perdas bilionárias à UE, diz associação europeia no site CNN Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *