Para quem busca um dispositivo versátil, capaz de lidar com várias tarefas do dia a dia, como estudar, trabalhar, editar vídeos ou apenas navegar na internet com fluidez, os tablets mais potentes do mercado são uma alternativa prática até a alguns notebooks.
O Olhar Digital selecionou tablets que entregam um bom desempenho para lidar com tarefas pesadas, seja pela memória RAM, processador avançado, ou um pacote completo de hardware e software. Confira abaixo:
Vaio TL10

Com 8 GB de RAM e processador octa-core, o Vaio TL10 é um tablet que não custa muito e entrega um bom desempenho. Com ele, é possível realizar tarefas mais exigentes, como editar vídeos ou trabalhar com arquivos grandes.
O teclado físico que acompanha o dispositivo na caixa torna o TL10 ainda mais preparado para lidar com tarefas relacionadas a produtividade. Para quem busca a flexibilidade de um tablet para o trabalho, o Vaio TL10 se destaca como uma opção de baixo custo.
- Tela: 10,4 polegadas 2K (1200×2000)
- Processador: octa-core não identificado
- Armazenamento e RAM: 128 GB + 8 GB
- Conectividade: Wi-Fi
- Bateria: 7.000 mAh
Samsung Galaxy Tab S6 Lite

Embora tenha menos memória RAM do que outros modelos da lista, o Samsung Galaxy Tab S6 Lite se destaca em outras frentes. Uma delas é a inclusão da caneta S-Pen na caixa do dispositivo — ele já sai de fábrica com um item fundamental para quem busca produtividade em tablets.
O processador Exynos 1280 da Samsung completa o pacote e oferece bom desempenho para tarefas pesadas, tornando o Galaxy Tab S6 Lite mais uma boa opção de tablet para quem quer mais do que simplesmente lazer.
- Tela: 10,4 polegadas 2K (1200×2000)
- Processador: Samsung Exynos 1280
- Armazenamento e RAM: 128 GB + 4 GB
- Conectividade: Wi-Fi
- Bateria: 7.040 mAh
Xiaomi Redmi Pad Pro 12,1 polegadas

Com processador octa-core, tela de 12,1 polegadas e 8 GB de RAM, o Redmi Pad Pro da Xiaomi é uma excelente opção de tablet com desempenho avançado e preço em conta.
O processador Snapdragon 7s Gen 2 dá conta de tarefas pesadas, incluindo edição de vídeos, e ele também pode ser usado com canetas stylus e teclados físicos — que, infelizmente, são vendidos separadamente.
- Tela: 12,1 polegadas 2,5K (2560×1600) 120 Hz
- Processador: Qualcomm Snapdragon 7s Gen 2
- Armazenamento e RAM: 256 GB + 8 GB
- Conectividade: Wi-Fi
- Bateria: 10.000 mAh
Leia mais:
- Mouses sem fio confortáveis para quem trabalha muitas horas
- Wi-Fi de verdade: os roteadores que resolvem sua internet lenta
- O tablet ideal para estudar, trabalhar e se divertir
Samsung Galaxy Tab S9 FE

Mais uma opção de tablet da Samsung que já acompanha a caneta S-Pen na caixa, o Galaxy Tab S9 FE tem uma tela de 10,9 polegadas com bastante espaço para espalhar apps, além de 6 GB de RAM para lidar com tarefas mais exigentes.
O processador é próprio da Samsung — o Exynos 1380 —, com capacidade para rodar apps exigentes, e a câmera frontal e 12 MP permite fazer videochamadas com boa qualidade.
- Tela: 10,9 polegadas 90 Hz
- Processador: Samsung Exynos 1380
- Armazenamento e RAM: 128 GB + 6 GB
- Conectividade: Wi-Fi
- Bateria: 8.000 mAh
Samsung Galaxy Tab S10 FE

Caso você queira um tablet mais potente do que o Tab S9 FE, a opção da Samsung é o Galaxy Tab S10 FE, também com 10,9 polegadas, e também com a caneta S-Pen na caixa, mas agora oferecendo 8 GB de RAM e um processador mais moderno.
O chip Exynos 1580 permite ao Tab S10 FE rodar tarefas pesadas com desempenho superior ao Tab S9 FE, e os recursos de inteligência artificial incorporados ao tablet ajudam a aumentar ainda mais a sua produtividade.
- Tela: 10,9 polegadas 90 Hz
- Processador: Samsung Exynos 1580
- Armazenamento e RAM: 128 GB + 8 GB
- Conectividade: Wi-Fi
- Bateria: 8.000 mAh
Apple iPad 2025

Se o assunto é tablet potente, não dá para deixar iPads de fora. A linha de dispositivos da Apple oferece desempenho avançado mesmo em sua versão mais em conta, que é o iPad de 2025.
Com o processador A16 da Apple, o iPad de 11 polegadas tem potência para rodar jogos exigentes e lidar com edição de vídeo e fotos.
- Tela: 11 polegadas Liquid Retina
- Processador: Apple A16
- Armazenamento: 128 GB
- Conectividade: Wi-Fi (também vendido com compatibilidade 5G)
Apple iPad Mini 7º Geração

Se a tela de 11 polegadas é grande demais para você, o iPad Mini pode ser uma opção: o display tem 8,3 polegadas. Ele também vem com processador A17 Pro, oferecendo desempenho de ponta para jogos e tarefas exigentes.
Para aumentar a sua produtividade, é possível comprar teclados e canetas stylus à parte — ele é compatível com esses acessórios.
- Tela: 8,3 polegadas Liquid Retina
- Processador: Apple A17 Pro
- Armazenamento: 128 GB
- Conectividade: Wi-Fi (também vendido com compatibilidade 5G)
Apple iPad Air 2025 13 polegadas

E se você quiser ainda mais, a opção dentro da família iPad é o iPad Air de 2025. Ele tem tela de 13 polegadas e roda o processador M3 da Apple — é o mesmo encontrado em alguns modelos de Macbooks.
Com desempenho parecido com um computador, o iPad Air lida com as tarefas mais exigentes sem nenhuma dificuldade. É um excelente tablet para quem busca potência para aumentar a produtividade.
- Tela: 13 polegadas Liquid Retina
- Processador: Apple M3
- Armazenamento: 128 GB
- Conectividade: Wi-Fi (também vendido com compatibilidade 5G)
Aviso: este artigo contém um ou mais links gerados a partir de um programa de afiliados. O valor não muda para você e o Olhar Digital poderá receber uma comissão. Nenhuma empresa participou da escolha para os links e não existiu aprovação prévia deste conteúdo, que segue independente como sempre foi.
O post Tablets para produtividade: conheça modelos que vão além do básico apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital