Home / Saúde / SulAmérica e Amil acirram disputa e lideram adição de clientes de planos em maio

SulAmérica e Amil acirram disputa e lideram adição de clientes de planos em maio

9 de julho de 2025 - 18:27Médicos deverão reportar vínculos com farmacêuticas e empresas do setor de saúde (Pixabay/Pexels)

" data-image-caption="

(Pixabay/Pexels)

" data-medium-file="https://i0.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/08/pexels-pixabay-40568.jpg?fit=300%2C200&quality=70&strip=all&ssl=1" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/08/pexels-pixabay-40568.jpg?fit=950%2C633&quality=70&strip=all">

Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), divulgados na última terça-feira, mostram aumento no número de beneficiários de planos de saúde em maio, chegando a cerca de 52,6 milhões de usuários nos planos de assistência médica e a quase 34,8 milhões nos planos exclusivamente odontológicos.

Nos planos médico-hospitalares, houve crescimento de 1,1 milhão de beneficiários em relação a maio de 2024 e de 287.235 usuários em comparação a abril de 2025. Já nos planos exclusivamente odontológicos, a ANS registrou aumento de aproximadamente 1,6 milhão de beneficiários em um ano, mas uma redução de 7.099 usuários em relação ao mês anterior.

Segundo relatório da XP Investimentos com base nos dados da ANS, o mercado de planos de saúde e odontológicos adicionou 432 mil beneficiários no trimestre até maio, com protagonismo dos planos corporativos. Grupos médicos e seguradoras tiveram desempenhos similares, com adições de 223 mil e 218 mil vidas, respectivamente.

O avanço foi concentrado em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), que somaram 143 mil e 113 mil vidas a mais, enquanto outras regiões também apresentaram crescimento, como o Nordeste com 47 mil novas vidas, o Sul com 37 mil, o Centro-Oeste com 37 mil e o Norte com 34 mil. A Unimed BH acrescentou 17 mil beneficiários, superando a média de Minas Gerais, enquanto a Unimed Ferj perdeu 14 mil vidas.

Entre as empresas, analistas do Citi destacaram a performance da Hapvida (HAPV3), que voltou ao território positivo, com adição líquida de cerca de 14.500 usuários em maio em comparação a abril, embora o saldo acumulado do trimestre permaneça negativo, em torno de 10.700 clientes.

De acordo com a XP, a perda trimestral foi de 11 mil vidas, resultado da saída de 56 mil beneficiários nas operadoras herdadas da NDI (NotreDame Intermédica), enquanto as operadoras originais da companhia adicionaram 46 mil vidas, com concentração em maio. A empresa afirmou, durante a última divulgação de resultados, que finalizou o processo de integração da NDI-SP, prevendo retomada nas novas adesões ao longo do segundo semestre.

Houve desempenho desigual entre as verticais da companhia, conforme Leandro Bastos e equipe do Citi, em relatório enviado a clientes. A Hapvida apresentou adição de aproximadamente 43.700 usuários, compensando a performance da NDI, que registrou uma saída líquida de cerca de 29.200 clientes.

Analistas do BTG Pactual ressaltaram que, apesar do crescimento, o grupo Hapvida perdeu participação de mercado. “SulAmérica (da Rede D’Or) e Amil foram, mais uma vez, os destaques positivos”, afirmaram Samuel Alves e Maria Resende, em relatório enviado a clientes nesta terça-feira. A XP reforça esse diagnóstico ao apontar que SULA e Amil mantiveram ritmo acelerado, com 177 mil e 143 mil novos beneficiários no trimestre até a data, principalmente em SP e RJ.

A equipe do Citi também destacou que a Amil continua com forte desempenho, com adição líquida de cerca de 80.000 usuários, enquanto a SulAmérica “apresentou números ainda melhores”, com saldo positivo em torno de 84.000 clientes, excluindo planos empresariais administrados.

Eles, porém, afirmaram que permanecem “intrigados” com a taxa de cancelamento (churn) em níveis “anormalmente baixos”.

Os analistas do Citi também apontaram o crescimento da Porto Seguro, com adição de 16 mil usuários, enquanto consideraram “razoável” o resultado da Bradesco Saúde, do banco Bradesco, com aumento de aproximadamente 7.400 clientes.

No segmento odontológico, a XP apontou que o crescimento no trimestre foi de 189 mil beneficiários, com concentração em abril, já que em maio houve perda de 7 mil vidas. A OdontoPrev (ODPV) seguiu a movimentação geral do mercado e somou 45 mil novos usuários no período.

(com Reuters)

The post SulAmérica e Amil acirram disputa e lideram adição de clientes de planos em maio appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *