Home / Tecnologia / Sua empresa já tem um agente de IA? Em breve, terá

Sua empresa já tem um agente de IA? Em breve, terá

Os últimos anos têm sido marcados por transformações profundas no cenário empresarial graças à ascensão das IAs generativas e todas as ferramentas que derivam de sua tecnologia, como os agentes de IA. A ideia de poder interagir com uma ferramenta de inteligência artificial de forma simples, em uma linguagem natural, foi um divisor de águas. Essa revolução não se restringiu à interface; ela alterou de forma estrutural a forma como as empresas operam.

A IA aproximou os tomadores de decisão dos dados disponíveis sobre seus próprios negócios. A coleta, análise e interpretação de informações passaram a ser mais rápidas, precisas e personalizadas, proporcionando uma base sólida para decisões mais estratégicas em todos os departamentos da organização.

Um profissional de marketing, por exemplo, não precisa entender de forma profunda e complexa sobre TI para manejar um agente de IA, mas ele sabe exatamente o que precisa buscar e observar nos dados que possui para criar campanhas melhores, analisar o que deu certo e o que deu errado em campanhas existentes e até pedir insights que observem os dados em sua totalidade para ações mais estratégicas.

No campo administrativo, tarefas rotineiras são automatizadas com eficiência inédita. Riscos legais podem ser mitigados e compreendidos de forma ágil, antes mesmo de a necessidade de ações legais. Investimentos conseguem ser analisados com precisão, evitando perdas e transformando o cenário econômico. A manutenção preditiva de sistemas, processos, chãos de fábrica, todos podem ser feitos com IA reduzindo falhas, evitando riscos à vida e problemas ao negócio, garantindo funcionamentos melhore, mais ágeis e produtivos.

Sua empresa já tem um agente de IA? Em breve, terá
A IA conecta líderes aos dados com agilidade e precisão, tornando decisões estratégicas mais rápidas e embasadas em toda a organização. (Imagem: MUNGKHOOD STUDIO)

O setor de recursos humanos também foi transformado. Com IA, é possível avaliar um número maior de candidatos em menos tempo, aumentando a precisão na seleção. Além disso, agentes inteligentes têm atuado como tutores personalizados, otimizando treinamentos corporativos. De modo geral, toda a estrutura das empresas é beneficiada pela integração da IA.

Leia mais:

Pensando na estrutura básica de um escritório é possível ter um agente de IA pensado para cada cenário – um novo nível de automação que engloba: rotinas de administração, contratação e gestão de equipe, análise legal, estratégias de marketing e vendas, gerenciamento de dados, relatórios e tomadas de decisão, compliance etc. A beleza está na adaptabilidade, na capacidade de alimentar a IA com dados da sua empresa, do seu mercado, e pedir a ela auxílio para cada tarefa específica, personalizada.

Há capacidade de adaptação da IA é o que eu diria ser sua maior qualidade. Vivemos em uma época em que os dados só crescem em quantidade e qualidade, e analisar cada vez mais dados é quase impossível para um humano sozinho, quem dirá fazer isso em tempo hábil para aproveitar melhor as mudanças do mercado.

30 de junho de 2025 - 13:09
A IA transforma escritórios com automação personalizada e adaptável, auxiliando em cada tarefa com base nos dados do negócio (Imagem: Nichcha/Shutterstock)

A IA garante essa agilidade, a capacidade de lidar com o volume de dados e tem a capacidade de proporcionar ganho de produtividade em qualquer setor, para qualquer equipe. Os recursos humanos das empresas passam a ser dedicados a tarefas estratégicas, sem deixar o que pode ser automatizado sem solução.

Em 2024, o Gartner afirmou que os agentes de IA eram uma das principais tendências tecnológicas para o ano de 2025 e que até 2028 estaria em 33% dos aplicativos de software corporativo, permitindo que 15% das decisões de trabalho do dia a dia fossem tomadas de forma autônoma pela IA.

Arrisco dizer que essas previsões ainda subestimam o ritmo de adoção: a aceitação por parte dos profissionais e empresas é crescente, e a evolução das aplicações segue acelerada. Os desafios às frente, no entanto, ainda existem e são claros: uma IA só é tão boa quanto os dados que a treinaram, por isso esse investimento sempre será crucial.

Além disso, é preciso investir em formação, pois não basta que haja boas IAs, é preciso que haja profissionais bons o bastante para aproveitá-las ao máximo, inclusive desenvolvendo nossas aplicações.

Se antes a IA era percebida como uma ferramenta voltada à área de tecnologia, hoje ela impacta empresas, residências e até os currículos acadêmicos. O futuro reserva novas revoluções, e as inteligências artificiais certamente continuarão transformando nossas vidas, de maneiras ainda imprevisíveis, mas, sem dúvida, extraordinárias.

O post Sua empresa já tem um agente de IA? Em breve, terá apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: Olhar Digital

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *