Aravind Srinivas, CEO da Perplexity AI. (Foto: SeongJoon Cho/Bloomberg via Getty Images)
Um grupo de startups de inteligência artificial está mudando a forma como buscamos informações na web e, nesse processo, ameaça o domínio do Google, controlada da Alphabet (GOGL34), na busca da maneira mais significativa desde sua ascensão meteórica no final dos anos 90.
Nesta semana, a Perplexity, uma startup de São Francisco avaliada recentemente em US$ 14 bilhões, lançou seu próprio navegador web com inteligência artificial para um grupo seleto de assinantes. A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, também está desenvolvendo seu próprio navegador com IA, segundo reportagem da Reuters.
Esses navegadores com IA têm como alvo direto o domínio do Google nas buscas, especialmente por meio do popular navegador Google Chrome, e têm o potencial de revolucionar o setor ao reinventar a experiência de busca, afirmou Steve Jang, fundador e sócio-gerente da Kindred Ventures, que foi um dos primeiros investidores da Perplexity.
“Em todo ciclo tecnológico, todos questionam se uma nova startup pode — como ela poderia derrotar ou mesmo conquistar uma fatia significativa do mercado dessas plataformas tradicionais? E elas sempre conseguem”, disse ele à revista Fortune.
O navegador com IA da Perplexity, chamado Comet, por exemplo, já vem com o chatbot de IA da empresa pré-instalado para substituir as buscas tradicionais. Ele também inclui um agente de IA chamado Comet Assistant, que, segundo a empresa, pode agendar reuniões automaticamente, enviar e-mails, fazer compras para você e te atualizar sobre o que precisa saber no dia.
- Leia também: Google “dá chapéu” em OpenAI e contrata executivos da Windsurf em acordo de US$2,4 bi
- Leia também: Apple estuda implantar busca por IA no Safari com possível fim de acordo com Google
A entrada desses produtos de IA pode ser oportuna e aproveitar uma “janela de oportunidade”, já que o Google enfrenta um futuro incerto devido às possíveis medidas decorrentes do seu processo antitruste, disse Ari Paparo, ex-diretor de gerenciamento de produtos para anunciantes no Google. Uma dessas medidas poderia incluir a separação do navegador Chrome, com o qual as startups de IA estão tentando competir.
O Google não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Ainda assim, não está claro como o mercado de buscas vai se desenrolar com a chegada desses novos concorrentes. O Google Chrome, por sua vez, ainda tem vantagem devido ao seu alcance consolidado de mais de 3 bilhões de usuários, cerca de 68% do mercado, e à enorme quantidade de dados que coleta — sem contar a resistência natural dos usuários em trocar de navegador, um desafio por si só.
Mas, em termos de uso de IA, a OpenAI já compete de igual para igual com o Google. Vinte e nove por cento dos consumidores dizem usar a OpenAI regularmente, contra 30% que afirmam usar o Gemini, da Google, segundo uma pesquisa recente da Wedbush.
The post Startups de IA creem que Chrome está vulnerável em onda de navegadores inteligentes appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney