Home / Finanças / Sou MEI e só recebo pelo CNPJ: como declarar isso no Imposto de Renda?

Sou MEI e só recebo pelo CNPJ: como declarar isso no Imposto de Renda?

11 de julho de 2025 - 06:13Aplicativo Simples Nacional (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

" data-medium-file="https://i3.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2023/08/simples_nacional_2101220209.jpg?fit=300%2C179&quality=70&strip=all&ssl=1" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2023/08/simples_nacional_2101220209.jpg?fit=1170%2C700&quality=70&strip=all">

Ficou em dúvida na hora de preencher a sua declaração de Imposto de Renda 2025? O InfoMoney socorre você, com a ajuda de especialistas em contabilidade e tributos. Basta enviar a sua pergunta para o e-mail ir@infomoney.com.br . As mensagens passarão por uma triagem, e as selecionadas serão respondidas aqui no site e nas nossas redes sociais.

Confira abaixo a resposta para uma pergunta que foi compartilhada conosco:

Dúvida do leitor: Tenho uma dúvida sobre a declaração do Imposto de Renda. Gostaria de saber como declarar meus rendimentos como MEI na pessoa física. Minha única fonte de renda é o faturamento do CNPJ, então estou fazendo a DIRPF apenas para ter um “comprovante de renda”. Mas não sei exatamente como declarar a empresa, os rendimentos tributáveis e os isentos.

Resposta, por Matheus Lopes*:

“Mesmo sendo MEI, você deve declarar o Imposto de Renda como pessoa física, especialmente se deseja um comprovante de renda.

A Receita permite que o titular do MEI declare como rendimento isento a chamada “distribuição de lucro presumido”, calculada assim:

8% do faturamento para comércio/indústria;
32% para serviços em geral.

Essa parcela entra na ficha de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, sob o código 13 – Lucros e dividendos recebidos pelo titular e pelos sócios de microempresas.

O restante do lucro (caso haja) só pode ser declarado como isento se houver escrituração contábil regular. Caso contrário, o valor excedente deve ser declarado como “rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica”, com base no que você efetivamente transferiu para sua conta pessoal.

Resumindo:

Informe a parte isenta de acordo com a presunção;
Informe como tributável apenas se tiver retiradas acima disso e sem escrituração contábil.”

*Matheus Lopes é sócio-fundador da Valore Contabilidade & Consultoria

The post Sou MEI e só recebo pelo CNPJ: como declarar isso no Imposto de Renda? appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *