Home / Finanças / Solange Srour debate política fiscal em painel da Expert XP 2025

Solange Srour debate política fiscal em painel da Expert XP 2025

Solange Srour, diretora de Macroeconomia para o Brasil no UBS Global Wealth Management. Foto: InfoMoneySolange Srour, diretora de Macroeconomia para o Brasil no UBS Global Wealth Management. Foto: InfoMoney

" data-image-caption="

Solange Srour, diretora de Macroeconomia para o Brasil no UBS Global Wealth Management. Foto: InfoMoney

" data-medium-file="https://i2.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/01/onde-e1736902971411.jpg?fit=169%2C300&quality=70&strip=all&ssl=1" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/01/onde-e1736902971411.jpg?fit=576%2C1024&quality=70&strip=all">

Solange Srour construiu sua carreira observando de perto os movimentos mais sutis – e, por vezes, disruptivos – da política monetária e fiscal tanto do Brasil quanto do exterior.

Com passagens de peso pelo mercado financeiro, ela foi economista-chefe da ARX Investimentos por 15 anos, liderou o time de macroeconomia do Credit Suisse Brasil entre 2020 e 2023, e hoje ocupa o cargo de head de Macroeconomia para o Brasil no UBS Global Wealth Management. Formada pela PUC-Rio, onde também concluiu seu mestrado, Solange é conhecida no mercado por combinar análises técnicas robustas com uma leitura aguda do cenário político-econômico.

Toda essa expertise poderá ser conferida durante a Expert XP 2025, quando Solange Srour participa de painel sobre a política fiscal do Brasil, seus “desafios e caminhos”, junto Pedro Jobim, da Legacy Capital, e Caio Megale, da XP.

Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, está confirmado na Expert XP 2025 

Brasil

A economista, em recente coluna no jornal Folha de S.Paulo, foi taxativa ao tratar da situação fiscal brasileira. Para ela, o episódio da tentativa de elevação do IOF — mesmo sendo um imposto que poderia ser alterado sem necessidade de aprovação do Congresso — escancarou duas realidades duras da política fiscal nacional.

A primeira: o governo encontrará enormes dificuldades para cumprir as metas do novo arcabouço fiscal por meio de aumento de impostos. A segunda: até agora, não há qualquer sinal de disposição política para enfrentar de fato o crescimento das despesas obrigatórias.

Ela lembrou que a solução apresentada, mais uma vez, foi a promessa de cortar benefícios fiscais — uma medida que, apesar de recorrente no discurso de diversos governos, nunca se concretizou. “Discurso antigo, tentado inúmeras vezes, e que nunca se materializou.”

Garanta até 55% OFF na Expert XP com cupom InfoMoney

E foi além: o que chama a atenção, segundo ela, em sua coluna na Folha, não é a ausência de riscos, mas justamente a falta de reação a eles. Analistas e investidores, escreveu, se perguntam se há uma subestimação generalizada dos riscos ou se o mercado estaria fazendo uma leitura mais refinada, separando riscos de curto prazo daqueles estruturais.

Ela observou ainda que há uma aposta corrente de que, passado o ciclo eleitoral, o país será forçado a ajustar sua trajetória fiscal — seja por escolha ou por pressão. “O Brasil já se debruçou sobre o abismo algumas vezes, mas nunca saltou”, destacou na coluna. Talvez, ela sugeriu, o mercado esteja novamente confiando que o país seguirá à beira, mas sem cair.

Mesmo assim, reconheceu que parte dos riscos globais joga a favor dos emergentes, como o Brasil. A combinação de uma taxa Selic elevada e um dólar mais fraco impulsiona a valorização do real, o que ajuda a conter a inflação e abre algum espaço para o início do ciclo de cortes de juros.

Morgan Housel, autor de “A Psicologia Financeira”, é confirmado na Expert XP

E, num mundo mais volátil, ela destacou, em sua coluna na Folha, ser um grande exportador de commodities ainda oferece uma camada de proteção — apesar da fragilidade fiscal.

Por fim, segundo ela, o fato de o mercado não reagir aos riscos hoje, no entanto, não significa que eles não existam. Para Solange, é justamente essa apatia que pode torná-los ainda mais perigosos.

De varejista tradicional à potência tech: Expert XP traz Fred Trajano, do Magalu

Expert XP

Serviço 

Evento: Expert XP 2025 

Data: 25 e 26 de julho de 2025 

Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP 

Benefícios Cartão XP: 1% de Investback ou 1 ponto por dólar. 

Ingresso para os dois dias com Cartão XP (25 e 26/07): R$ 1.200,00 

Ingresso para sábado (26/07): R$ 799,00 

Site oficial: www.expertxp.com.br 

Garanta até 55% OFF na Expert XP com cupom InfoMoney

The post Solange Srour debate política fiscal em painel da Expert XP 2025 appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *