O Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, anunciou nesta terça-feira (29) que o governo Trump alcançou seu primeiro acordo comercial, embora ainda não esteja totalmente finalizado.
Durante uma entrevista à CNBC, Lutnick revelou que aguarda a aprovação do primeiro-ministro e do parlamento de um país não identificado, o que ele espera que ocorra em breve.
“Tenho um acordo feito, feito, feito, mas preciso esperar pela aprovação deles”, disse Lutnick.
Após os comentários de Lutnick, o mercado de ações registrou uma alta significativa, refletindo a expectativa dos investidores por progresso nas negociações comerciais.
A incerteza em torno das tarifas e acordos comerciais tem causado volatilidade no mercado, mas as ações se recuperaram nas últimas semanas, após um período de quedas acentuadas.
Lutnick enfatizou que não está lidando diretamente com a China, cujas negociações estão sob a responsabilidade do secretário do Tesouro, Scott Bessent.
As declarações de Lutnick surgem quase um mês após o “Dia da Libertação”, quando o presidente Donald Trump implementou aumentos de tarifas abrangentes na maioria dos países. Embora muitas dessas tarifas tenham sido suspensas por 90 dias, as tarifas sobre a China foram elevadas a mais de 100%.
O governo Trump afirmou que dezenas de países manifestaram interesse em firmar acordos nas últimas semanas, mas nenhum acordo oficial foi anunciado até o momento. Japão, Coreia do Sul e Índia estão entre os candidatos mais prováveis para futuros acordos.
Lutnick, que fez suas declarações durante uma visita a um canteiro de obras de uma fábrica de semicondutores no Arizona, destacou que o aumento da manufatura nos EUA é um dos objetivos das políticas tarifárias do governo Trump.
The post Secretário diz que EUA firmaram 1º acordo após “tarifaço”, mas não revela país appeared first on InfoMoney.
Ir para o conteúdo original: https://www.infomoney.com.br/mundo/secretario-diz-que-eua-firmaram-1o-acordo-apos-tarifaco-mas-nao-revela-pais/