O governo Trump tem um acordo comercial em vigor, disse o secretário de Comércio Howard Lutnick à CNBC nesta terça-feira (29) — embora ele tenha se recusado a nomear o país.
“Tenho um acordo, fechado, fechado, fechado, fechado, mas preciso esperar a aprovação do primeiro-ministro e do parlamento deles, o que espero em breve”, disse Lutnick na entrevista. “Não vou dizer qual país. Vou deixar o presidente decidir [quando anunciá-lo].”
A notícia de um possível acordo comercial, embora ainda não oficialmente anunciada, impulsionou as ações ligeiramente para uma alta esta tarde. O Dow Jones subiu cerca de 200 pontos com a notícia e, na última sessão, subiu quase 400 pontos, ou 1%. O S&P 500, em sua versão mais ampla, subiu 0,7%.
Nos últimos dias, o governo Trump insinuou a existência de diversos acordos comerciais em andamento. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou hoje que está em negociações ativas com 17 países.
Na véspera, Bessent afirmou que um acordo com a Índia provavelmente seria anunciado no final desta semana ou no início da próxima. Ele também afirmou que acordos com o Japão e a Coreia do Sul estão próximos.
Mas, além de uma declaração misteriosa do presidente Donald Trump em uma entrevista à Time na semana passada, na qual ele disse que havia “fechado 200 acordos” antes de aparentemente reconhecer que eles ainda não estavam concluídos, os comentários de Lutnick foram a primeira sugestão de que um acordo comercial já pode ter sido fechado.
“O Secretário do Tesouro Bessent está focado na China. Essa é a sua, essa é a sua pasta. Ele precisa fazer algo com a China. E a minha pasta são os demais acordos comerciais do mundo. Então, eles estão chegando”, disse Lutnick.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Secretário de Comércio dos EUA diz ter acordo comercial mas não revela país no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/secretario-de-comercio-dos-eua-diz-ter-acordo-comercial-mas-nao-revela-pais/