As distribuidoras de combustíveis no Brasil estão em busca de novas fontes de suprimento de diesel após as sanções impostas pelo Reino Unido a uma empresa russa de comercialização, a 2Rivers (antiga Coral Energy Group).
Segundo a Folha de S. Paulo, o Brasil importa cerca de 20% do diesel que consome e, deste total, cerca de 80% é fornecido atualmente pela 2Rivers, citando dados da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis). Para efeito de contexto, aproximadamente 25% da demanda interna brasileira é suprida por importações, enquanto o restante vem de refinarias locais — sobretudo da Petrobras (PETR4).

Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta quarta
Índices futuros dos EUA recuam à medida que taxas de juros avançam

Sonda da Petrobras pode viajar para a Foz do Amazonas até o final do mês
Embarcação estaria pronta para partir para a região considerada promissora em reservas de petróleo, mas também sensível em termos ambientais
O Goldman Sachs avalia a notícia como negativa, pois uma fonte de suprimento mais cara pode acirrar o ambiente competitivo, uma vez que a eventual substituição do diesel russo — tradicionalmente mais barato — pelo produto da Costa do Golfo tende a reduzir a competitividade das maiores distribuidoras.
Segundo o Goldman, isso pode levar a margens pressionadas e/ou perda de participação de mercado, somando-se a outros fatores adversos previstos para o segundo trimestre, como perdas de estoque (em função dos recentes cortes de preços promovidos pela Petrobras) e a continuidade do efeito de excesso de oferta observado no primeiro trimestre.
The post Sanções ao diesel russo podem pressionar margem das distribuidoras de combustíveis appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney