Kiev (Reuters) – A Rússia lançou no domingo (18) seu maior ataque de drones contra a Ucrânia desde o início da guerra, destruindo casas e matando pelo menos uma mulher, um dia antes de o presidente dos EUA, Donald Trump, discutir uma proposta de cessar-fogo com Vladimir Putin, da Rússia.
O serviço de inteligência da Ucrânia disse que também acreditava que Moscou pretendia disparar um míssil balístico intercontinental no final do domingo como uma tentativa de intimidar o Ocidente. Não houve resposta imediata de Moscou à acusação.
O presidente Volodymyr Zelensky, esforçando-se para restabelecer os laços com Washington após uma desastrosa visita à Casa Branca em fevereiro, reuniu-se com o vice-presidente JD Vance e com o secretário de Estado Marco Rubio em Roma no domingo, paralelamente à posse do Papa Leão.
Zelensky disse que a reunião foi “boa” e divulgou fotos de autoridades ucranianas e norte-americanas sentadas em uma mesa redonda e sorrindo. A mídia ucraniana disse que a reunião durou 40 minutos.
“Reafirmei que a Ucrânia está pronta para se engajar em uma diplomacia real e ressaltei a importância de um cessar-fogo total e incondicional o mais rápido possível”, disse Zelensky.
Zelensky também se encontrou com o Papa Leão após a missa inaugural do novo pontífice no Vaticano.
A Ucrânia e a Rússia realizaram suas primeiras conversas cara a cara em mais de três anos na sexta-feira, sob pressão de Trump para concordar com um cessar-fogo em uma guerra que ele prometeu encerrar rapidamente.
Os lados em conflito concordaram em trocar 1.000 prisioneiros cada um, mas não chegaram a um acordo sobre uma trégua, depois que Moscou apresentou condições que um membro da delegação da Ucrânia chamou de “não iniciantes”.
The post Rússia lança o maior ataque de drones da guerra antes de reunião entre Putin e Trump appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney