O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, observa sua chegada ao Quai d’Orsay, no Ministério das Relações Exteriores da França, antes de uma reunião bilateral com seu homólogo francês em Paris, França, em 17 de abril de 2025. JULIEN DE ROSA/Pool via REUTERS
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que uma reunião de cúpula entre o presidente Donald Trump e o líder chinês Xi Jinping é provável, após diplomatas de alto escalão dos dois países se encontrarem na Malásia.
Rubio disse que teve uma conversa “muito construtiva e positiva” com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, na sexta-feira (11), dando continuidade ao clima favorável nas relações bilaterais — dias depois de Trump classificar os laços recentes entre os dois países como “realmente bons”. O encontro foi visto como um passo preparatório para uma possível cúpula, que Trump já expressou interesse em realizar ainda este ano.
Temores do governo com tarifa de Trump são inflação e disparada do dólar, diz jornal
Crise com EUA pressiona câmbio e pode afetar investimentos; exportações aos americanos representam 12% do total
Trump impõe tarifa de 35% sobre importações do Canadá a partir de 1º de agosto
O mandatário ainda afirmou que não haverá a taxação se o Canadá ou as empresas do país decidirem construir ou fabricar produtos nos EUA
“Existe um forte desejo de ambas as partes para que isso aconteça”, disse Rubio a jornalistas em Kuala Lumpur, onde os diplomatas participaram de um encontro da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). “Acho que as chances são altas”, afirmou, acrescentando que os dois países devem encontrar uma “data mutuamente aceitável”.
Esse foi um dos encontros de mais alto nível entre os dois governos desde o retorno de Trump à Casa Branca em janeiro. Uma conversa produtiva entre os principais diplomatas aumenta as chances de uma reunião entre os líderes, que pode aliviar ainda mais as tensões após a recente trégua comercial — embora pontos de atrito persistam.
“Somos dois países grandes e poderosos, e sempre haverá questões nas quais discordamos. Mas acho que há áreas de possível cooperação”, afirmou Rubio. Questionado sobre quais áreas especificamente, ele respondeu que os EUA vão trabalhar com o lado chinês e farão anúncios públicos posteriormente.
“A última interação entre nossos representantes comerciais foi bastante positiva. E podemos usar isso como base para avanços em outras áreas de cooperação”, disse, referindo-se às negociações realizadas em Londres no mês passado, que confirmaram a suspensão por 90 dias das tarifas elevadas sobre produtos chineses.
Pequim também adotou um tom otimista, classificando o encontro como “pragmático e construtivo”, segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores da China. Ambos os lados concordaram em fortalecer a comunicação em todos os níveis, além de gerenciar diferenças e ampliar a cooperação, disse o ministério.
Durante a reunião, Wang destacou a importância de transformar os consensos estabelecidos entre os chefes de Estado em políticas concretas e ações práticas, acrescentando que espera que os EUA passem a enxergar a China com uma postura “objetiva, racional e pragmática”.
Nas últimas semanas, surgiram sinais de que ambos os lados começaram a cumprir promessas anteriores, com a China retomando os embarques de terras raras e os EUA oferecendo aliviar algumas restrições de exportação sobre etano, softwares de design de chips e componentes de motores a jato.
O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmou no início da semana que a próxima rodada de negociações comerciais terá início no começo de agosto — pouco antes do vencimento da trégua tarifária.
©️2025 Bloomberg L.P.
The post Rubio diz que cúpula entre Xi e Trump é provável após encontro com chanceler chinês appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney