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Quer chamar a atenção dos recrutadores? Que tal um currículo numa caixa de donuts?

Quer chamar a atenção dos recrutadores? Que tal um currículo numa caixa de donuts?

Milhões de jovens adultos da Geração Z estão desempregados — e, graças aos cortes induzidos por inteligência artificial nas funções de nível inicial nas empresas, conseguir o primeiro emprego está ficando mais difícil.

Ouviu-se falar de uma jovem da GenZ que trabalhou como garçonete em uma grande conferência de tecnologia apenas para colocar seu currículo nas mãos dos recrutadores, e de uma graduada que enviou e-mails frios para seus empregadores dos sonhos com a linha de assunto “proposta agressiva”.

Agora, uma outra forma incomum de chamar a atenção dos recrutadores está viralizando: colocar seu currículo dentro de uma caixa de donuts.

Em 2016, quando Lukas Yla se mudou de Lituânia para São Francisco para perseguir seus grandes sonhos no setor de tecnologia, ele rapidamente percebeu que conseguir um emprego no Vale do Silício era mais difícil do que parecia.

Um relâmpago caiu enquanto ele mordia um donut artesanal recém-preparado. Quem resistiria a abrir uma caixa dessas deliciosas guloseimas?

Assim, o especialista em marketing, com cinco anos de experiência, começou a fazer uma vestimenta estilo Deliveroo (empresa de entrega de alimentos online de origem britânica], uma lista de seus empregadores dos sonhos e um memorando secreto para colocar dentro das caixas de donuts. Yla passou mais de uma semana entregando pessoalmente os donuts para todas as empresas da sua lista de desejos, disfarçado.

“Acabei entregando 50 caixas, endereçadas aos chefes de marketing”, contou à BBC na época. “Frequentemente, a recepcionista passava os donuts direto para o destinatário. Às vezes, chamavam-no na recepção: eu podia entregar os donuts e explicar por que estava lá.”

Quando eles finalmente abriam a caixa, eram recebidos com a mensagem: “A maioria dos currículos acaba no lixo. O meu — na sua barriga”, junto com seu currículo e um link para seu perfil no LinkedIn. Para aumentar suas chances de sucesso, ele até revelou as medidas extremas que estava tomando à imprensa.

O aspirante a profissional de marketing conseguiu pelo menos 10 entrevistas. No entanto, ele contou à Fortune que não conseguiu obter um visto de trabalho e, por isso, continuou evoluindo sua carreira na Europa, tendo trabalhado desde então como diretor na concorrente da Uber, Bolt.

Anos depois, a brincadeira de Yla está viralizando novamente. Um sinal de como o mercado de trabalho se tornou desolador, usuários de redes sociais estão resgatando seu hack do currículo dentro de uma caixa de donuts como inspiração para os desesperados em busca de emprego.

“Marketing brilhante e um lembrete de que, às vezes, quebrar as regras (com estilo) é exatamente o que é preciso”, diz uma postagem no Facebook, que já acumula cerca de 90.000 curtidas.

Leia também: Diploma pode não ser o mais importante da faculdade, diz fundador do LinkedIn à Gen Z

Mercado fechado

Conseguir uma vaga de nível inicial nunca foi tão difícil — por isso, a Geração Z precisa ser criativa. Os Millennials são a geração mais instruída da história, com a Geração Z logo atrás. No entanto, suas perspectivas financeiras e chances de serem contratados são significativamente menores do que as dos graduados da Geração X.

E, embora o cenário dos estágios tenha mudado, com alguns oferecendo salários de seis dígitos — bem diferente dos dias em que Millennials buscavam empregos sem remuneração, apenas para pegar café — conseguir uma oportunidade após a escola ou faculdade está cada vez mais difícil.

Há apenas 10 anos, 94% dos estudantes tinham conseguido emprego ou continuado na educação no ano seguinte à formatura, segundo dados do Departamento de Educação do Reino Unido. Em 2024, apenas 59% dos graduados tinham empregos em tempo integral 15 meses após a formatura. Muitos estão recorrendo ao auxílio-desemprego para sobreviver.

Da mesma forma, mais de 4 milhões de jovens da Geração Z nos EUA estão atualmente desempregados. Na China, o governo afirmou que, em fevereiro, 1 em cada 6 jovens estava desempregado.

Não é de se surpreender que mais da metade (57%) da turma de 2025 se sinta pessimista sobre iniciar suas carreiras, segundo uma pesquisa com 1.925 pessoas pela plataforma de empregos Handshake. Isso representa um aumento em relação a 49% no ano anterior.

Outras estratégias

Assim, a busca por emprego na Geração Z está ficando mais criativa — e está dando certo.

Depois de seis meses tentando sem sucesso conseguir uma vaga, uma jovem candidata chamada Basant Shenouda contou à Fortune que monitorava os eventos que os recrutadores participavam e se voluntariava para estar nesses eventos, para ter uma chance de entregar seus currículos. Ela acabou conseguindo um estágio no LinkedIn.

Outra candidata da Geração Z, Ayala Ossowski, usava o boné de beisebol da universidade no trabalho na pizzaria e aproveitava para falar sobre sua experiência quando os clientes perguntavam. Ela conseguiu uma vaga na Cisco.

“O mercado está tão saturado com talentos incríveis que é preciso ser criativo para se destacar na multidão”, disse Ossowski à Fortune.

Essa história foi originalmente publicada no Fortune.com

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Fonte: InfoMoney

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