Neste sábado, 24, Hugo Calderano fez história ao se tornar o primeiro atleta do Hemisfério Sul a garantir vaga na final do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, realizado em Doha. Em partida emocionante, Calderano superou o chinês Liang Jingkun por 4 a 3.
Quem é Hugo Calderano?
Nascido no Rio de Janeiro, em 22 de junho de 1996, o atleta de 28 anos é considerado o maior jogador das Américas na história do tênis de mesa.
Reconhecido pela empunhadura clássica destra e por uma técnica refinada aliada a agilidade excepcional, Calderano é um dos nomes de maior destaque da modalidade no cenário mundial, rivalizando com os melhores jogadores da Ásia e Europa.
Principais conquistas
Primeiro atleta das Américas a integrar o Top 10 do ranking mundial da ITTF, alcançando a inédita 3ª colocação em janeiro de 2022, posição que reconquistou após os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa em 2025, em Macau, tornando-se o primeiro mesatenista masculino fora dos continentes asiático e europeu a conquistar um título mundial individual. Nesta campanha, derrotou o nº 1 do mundo Lin Shidong, além de superar os chineses Wang Chuqin (nº 2) e o japonês Tomokazu Harimoto (nº 3).
Medalhista de bronze no WTT Cup Finals de 2021, evento que reúne os 16 melhores jogadores globais.
Quarto colocado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a melhor colocação olímpica da história do tênis de mesa das Américas, superando seus resultados em 2016 (oitavas) e 2020 (quartas).
Tricampeão e tetracampeão individual e por equipes no Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa (2022 e 2023), mantendo uma invencibilidade continental que já dura sete anos, e pentacampeão em 2024.
Primeiro tricampeão consecutivo nos Jogos Pan-Americanos, conquistando ouros em 2015, 2019 e 2023, além de medalhas por equipes e duplas.
Vencedor de diversos torneios WTT Contender e WTT Star Contender, com vitórias notáveis contra adversários do top 10 mundial, incluindo Fan Zhendong e Liang Jingkun.
Medalha de bronze no Grand Smash de Singapura em 2023, onde superou vários jogadores do top 20 antes de ser eliminado pelo lendário Ma Long nas semifinais.
Fonte: Exame