Home / Esportes / Quem é Hugo Calderano, 1º atleta do hemisfério sul a chegar à final do mundial de tênis de mesa

Quem é Hugo Calderano, 1º atleta do hemisfério sul a chegar à final do mundial de tênis de mesa

Neste sábado, 24, Hugo Calderano fez história ao se tornar o primeiro atleta do Hemisfério Sul a garantir vaga na final do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, realizado em Doha. Em partida emocionante, Calderano superou o chinês Liang Jingkun por 4 a 3.

Quem é Hugo Calderano?

Nascido no Rio de Janeiro, em 22 de junho de 1996, o atleta de 28 anos é considerado o maior jogador das Américas na história do tênis de mesa.

Reconhecido pela empunhadura clássica destra e por uma técnica refinada aliada a agilidade excepcional, Calderano é um dos nomes de maior destaque da modalidade no cenário mundial, rivalizando com os melhores jogadores da Ásia e Europa.

Principais conquistas

  • Primeiro atleta das Américas a integrar o Top 10 do ranking mundial da ITTF, alcançando a inédita 3ª colocação em janeiro de 2022, posição que reconquistou após os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

  • Campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa em 2025, em Macau, tornando-se o primeiro mesatenista masculino fora dos continentes asiático e europeu a conquistar um título mundial individual. Nesta campanha, derrotou o nº 1 do mundo Lin Shidong, além de superar os chineses Wang Chuqin (nº 2) e o japonês Tomokazu Harimoto (nº 3).

  • Medalhista de bronze no WTT Cup Finals de 2021, evento que reúne os 16 melhores jogadores globais.

  • Quarto colocado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a melhor colocação olímpica da história do tênis de mesa das Américas, superando seus resultados em 2016 (oitavas) e 2020 (quartas).

  • Tricampeão e tetracampeão individual e por equipes no Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa (2022 e 2023), mantendo uma invencibilidade continental que já dura sete anos, e pentacampeão em 2024.

  • Primeiro tricampeão consecutivo nos Jogos Pan-Americanos, conquistando ouros em 2015, 2019 e 2023, além de medalhas por equipes e duplas.

  • Vencedor de diversos torneios WTT Contender e WTT Star Contender, com vitórias notáveis contra adversários do top 10 mundial, incluindo Fan Zhendong e Liang Jingkun.

  • Medalha de bronze no Grand Smash de Singapura em 2023, onde superou vários jogadores do top 20 antes de ser eliminado pelo lendário Ma Long nas semifinais.

Fonte: Exame

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *