Diversos brasileiros conseguem a cidadania italiana por meio do direito de sangue, presente da lei de nacionalidade dos países europeus. Apesar da tentativa de restringir esse processo para descendentes até duas gerações, o governo da Itália costuma facilitar o processo para quem possui sobrenomes italianos característicos.
O Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI) apontou que a análise para obter a cidadania e o passaporte europeu pode ser acelerada caso a descendência seja identificada logo com o sobrenome.
O documento é essencial para circular livremente pela União Europeia (UE). Além disso, o brasileiro poderá morar, estudar e trabalhar no território italiano sem impedimentos.
No entanto, é preciso cumprir alguns requisitos. Caso o laço com a Itália seja materno, o requerente deve ter nascido após 1º de janeiro de 1948, mas laços paternos não exigem limite de nascimento.
Quem deseja tirar a cidadania italiana deve, em primeiro lugar, acessar o site do consulado italiano responsável pela região onde mora e preencher um formulário. Depois, basta confirmar a inscrição através do e-mail e agendar um horário para avaliação.
Na entrevista de avaliação, o requerente deve levar os documentos demandados e outros que comprovem o vínculo com um dos seus antepassados italianos.
Confira os principais sobrenomes para garantir cidadania italiana
- Abate;
- Labate;
- Abatantuono;
- Abaticola;
- Achilla;
- Achille;
- Achilleo;
- Achillini;
- Anes;
- Anesin;
- Anesini;
- Annes;
- Annesi;
- Bianchini;
- Bianchetti;
- Biancone;
- Lo Bianc;
- Bottari;
- Bottarelli;
- Bottarini;
- Bottaro;
- Chiletti;
- Chiloni;
- Chilesotti;
- Della Giovanna;
- Da Rossa;
- Espósito;
- Degli Sposti;
- Fiore;
- Flores;
- Giani;
- Giovannetti;
- Larossa;
- Nalesso;
- Natale;
- Risso;
- Ricci;
- Sorace;
- Suraci;
- Soracca;
- Soracchi;
- Soracco;
- Vani;
- Vannicelli;
- Vanno;
- Vanetto;
- Zanella
The post Esses sobrenomes italianos dão direito à cidadania e a passaporte europeu; entenda appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney