A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (28) as obras experimentais de um projeto que transformará uma parte baixa do elevado Presidente João Goulart, que liga o Centro da capital paulista à zona Oeste, em um bolsão de estacionamento.
O elevado é conhecido como Minhocão.
A medida gerou críticas de parte dos vereadores. Nabil Bonduki (PT) e Renata Falzoni (PSB) afirmaram que irão entrar com uma Ação Popular na Justiça para parar com obras.
“A justificativa da Prefeitura é coibir o descarte irregular de lixo, mas sabemos que a presença de pessoas em situação de rua no local também é uma questão. São dois problemas graves e que devem ser solucionados com políticas públicas sérias e não com improvisos”, escreveu a vereadora Renata Falzoni.
Além disso, a vereadora afirmou que acionado o Executivo por meio de um requerimento pedindo explicações sobre a ação, através da Comissão de Transporte e Trânsito, da Câmara Municipal.
Em um vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda (28), Bonduki afirmou que a ideia, segundo ele, partiu do vice-prefeito Coronel Mello Araújo (PL), mas sem nenhum tipo de estudo prévio, debates públicos para ouvir a população, além de avaliação técnica ou estudo do local.
Desde a última segunda-feira (21), Mello Araújo está como prefeito em exercício da cidade, devido a uma viagem do prefeito Ricardo Nunes.
Na tarde desta segunda (28), o prefeito em exercício gravou um vídeo em meio às obras, justificando a ação, onde afirmou que a medida tem como finalidade atender os comércios e residências da região, além de combater o descarte irregular de lixo que ocorre no local.
“A gente vai fazer um teste. O que não dá é ficar do jeito que estava, esse Minhocão toda vez sujo. Estava aqui só sujeira, as pessoas não conseguiam nem andar, nem bicicleta, nem transeunte. A gente vai ver o que vai acontecer aqui”, comentou.
Procurada, a Prefeitura de São Paulo afirmou que “o projeto de um bolsão de estacionamento será implantado inicialmente de forma experimental em somente um trecho sob o viaduto (Minhocão) para avaliação de viabilidade”.
Em outro trecho, a administração municipal ressaltou que “a ciclovia que já existe no local será mantida, sendo que alguns ajustes serão feitos para adequação à nova geometria”.
O projeto conta com o desenvolvimento da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) e implantação da Secretaria Municipal das Subprefeituras.
A CNN entrou em contato com a CET e aguarda retorno.
*Sob supervisão
Este conteúdo foi originalmente publicado em Prefeitura de São Paulo inicia obra de estacionamento embaixo do Minhocão no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/prefeitura-de-sao-paulo-inicia-obra-de-estacionamento-embaixo-do-minhocao/