A suspensão da importação por China, União Europeia e Argentina trará consequências para o mercado externo e para a demanda local. Na avaliação da comentarista de Economia da CNN Brasil, Rita Mundim, os preços do ovo e da carne de frango podem cair no Brasil.
“Para o mercado interno, nós teremos uma oferta maior tanto de carne quanto de ovos, por conta dos produtos que deixarão de ser enviados aos países”, afirma Mundim em entrevista ao progrma CNN Arena da CNN Brasil.
A queda pode refletir em uma baixa da inflação do grupo de alimentos e contribuir com os esforços do Banco Central e do Comitê de Política Monetária (Copom) em frear a inflação atual de 5,53%, de acordo com dados de abril do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Mundim destaca que o Brasil representa cerca de 33% da produção mundial de frango. Por outro lado, a China importa 10% da produção avícola brasileira, o que representa uma receita mensal de US$ 100 milhões, segundo os dados de 2024.
Na avaliação de Mundim, o Ministério da Agricultura foi muito “proativo” em esclarecer a situação. Na mesma linha, a pasta destaca que possui acordos comerciais de exportação de frango em que o ponto de regionalização é levado em conta.
Países como o Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas, por exemplo, já aprovaram a regionalização da influenza aviária de alta patogenicidade. Nesses acordos, fica restrita a exportação aos 10 quilômetros de raio do foco da gripe aviária.
Existe um problema estrutural na economia do mundo, diz professor
Este conteúdo foi originalmente publicado em Preço do ovo vai subir ou cair? Rita Mundim explica no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil