O administrador das Redes Energéticas Nacionais (REN), João Faria Conceição, afirmou em coletiva de imprensa que ainda não há previsão para o restabelecimento total do fornecimento de energia em Portugal, mas setores prioritários, como hospitais, devem ter energia restabelecida em até seis horas. Lisboa e Porto, as maiores cidades portuguesas, estão entre as áreas mais afetadas.
De acordo com Conceição, o apagão pode ter sido causado por uma oscilação de tensões na rede elétrica espanhola, que gerou um desequilíbrio no sistema de controle.
Leia mais: Apagão na Europa foi causado por “um fenômeno atmosférico raro”, diz operadora
Embora a hipótese de um ataque cibernético tenha sido levantada, o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, afirmou que não há evidências concretas que apontem para essa possibilidade. “Nada está descartado, mas também não há indicações que confirmem essa teoria”, disse o premiê.
As autoridades portuguesas já iniciaram operações para restabelecer o fornecimento de energia. Duas centrais energéticas, Castelo de Bode (hidrelétrica) e Tapada do Outeiro (termoelétrica), foram ativadas para suprir a demanda interna. No entanto, a normalização completa do sistema pode levar mais tempo, especialmente em Lisboa, onde há menos centrais próximas.
Leia mais: Produção de energia é restaurada em duas usinas portuguesas
O apagão também afetou o transporte público, deixando estações de metrô às escuras e interrompendo o funcionamento de trens em várias regiões. Em mercados e estabelecimentos comerciais, clientes foram atendidos no escuro, enquanto a população buscava alternativas para lidar com a falta de energia.
Especialistas avaliam que o fenômeno pode ter sido desencadeado por um evento atmosférico raro, que teria causado um “efeito dominó” na rede elétrica ibérica.
A REN e autoridades espanholas continuam monitorando a situação e prometem atualizações à medida que o fornecimento de energia for sendo restabelecido.
The post Portugal segue sem previsão para restabelecimento total de energia, diz operadora appeared first on InfoMoney.
Ir para o conteúdo original: https://www.infomoney.com.br/mundo/portugal-segue-sem-previsao-para-restabelecimento-total-de-energia-diz-operadora/