Bancos e instituições financeiras têm realizado patrocínios milionários nos últimos anos para promover shows de artistas globais no Brasil. Depois de Taylor Swift e Madonna, a cantora e atriz Lady Gaga veio ao país para fazer o maior show da carreira, com expectativa de público de 1,6 milhão na Praia da Copacabana, segundo a Prefeitura do Rio.
O movimento por parte dos bancões não é algo novo, segundo especialistas consultados pela CNN. No entanto, as instituições têm aumentado as fichas em parcerias musicais como forma de atrair um novo público e potencializar a difusão da marca.
“Quando você vivencia uma experiência memorável, cria-se lembranças, e toda marca vive de criar lembranças. O impacto que tem de ir a um show da Madonna, Lady Gaga ou Taylor Swift é muito mais forte do que ver uma propaganda na televisão”, explicou Marcos Bedendo, professor de branding e marketing da ESPM.
A bola da vez, o show da Lady Gaga neste sábado (3) no Rio de Janeiro, já começa a impulsionar o turismo e a lotar os hotéis da capital fluminense. O evento, que é gratuito ao público, é promovido em parceria com o Santander.
À CNN, o CMO do Santander Brasil, Guilherme Bernardes, destacou que o banco tem se posicionado para oferecer soluções que vão além dos serviços financeiros.
“Este projeto busca criar uma conexão emocional, reforçando a proximidade do Santander com um público diverso e apaixonado por música. Hoje, é essencial estar presente nos momentos do dia a dia das pessoas para se destacar das outras marcas”, declarou Bernardes.
O CMO do Santander Brasil disse ainda que o apoio a esse tipo de evento acaba diretamente gerando negócios para o banco.
“Por exemplo, em momentos de pré-venda dos ingressos para os shows patrocinados, registramos um aumento de 35% na ativação de cartões em comparação com outros períodos do ano”.
Em 2024, a fórmula da realização de um show gratuito na praia de Copacabana era evidenciada com a vinda de Madonna aos palcos brasileiros. O Itaú foi o principal patrocinador da exibição da diva pop no país, que marcou o encerramento da turnê “The Celebration” e atraiu mais de 1 milhão de pessoas, segundo a Prefeitura do Rio.
Um ano antes, o C6 Bank fez uma parceria para os shows da turnê The Eras Tour, da cantora Taylor Swift. Os clientes do banco puderam adquirir os ingressos em primeira mão, com pré-venda exclusiva, e a fila de espera ultrapassou 1 milhão de pessoas antes da abertura da compra dos ingressos.
Alexandra Pain, head de marketing do C6, afirmou à CNN que conectar a marca ao universo da música é parte importante da estratégia de marketing do banco, que criou um festival em 2023, o C6 Fest, realizado anualmente em maio na capital paulista.
“Os resultados obtidos a partir do patrocínio ao show da Taylor Swift foram muito positivos, inclusive com aumento do número de clientes. Inserir o nome do banco em eventos de música – assim como de moda, arte e lifestyle, que são territórios nos quais também atuamos – contribui para o awareness da marca”, afirmou Pain.
“Isso torna o C6 Bank mais conhecido principalmente entre um público antenado e trendsetter, que é o primeiro a valorizar as inovações oferecidas pela marca”, acrescentou a head.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Por que bancos promovem shows de artistas como Gaga, Madonna e Taylor? no site CNN Brasil.
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