Home / Brasil / Por dia, mais de 10 ônibus foram vandalizados na cidade de São Paulo

Por dia, mais de 10 ônibus foram vandalizados na cidade de São Paulo

Desde 12 de junho, mais de 10 ônibus do sistema municipal de transportes foram vandalizados, por dia, na cidade de São Paulo. Os dados foram enviados à CNN pela SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Urbana Transporte), na tarde deste domingo (6).

De acordo com os dados, o número de casos de vandalismo contra coletivos na capital chegou a 264, o que resulta em 11 ônibus atacados nos últimos 24 dias. Os registros incluem três ocorrências de ataques entre a tarde e a noite de sábado (5).

O movimento de vandalismo ocorreu de forma distribuída por todas as regiões de São Paulo. Veja posicionamento da SMT e SPTrans sobre a onda de ataques abaixo:

“A Secretaria Municipal de Mobilidade e Urbana Transporte (SMT) e a SPTrans reiteram o repúdio aos atos de vandalismo registrados no sistema de transporte e seguem fornecendo todas as informações necessárias para auxiliar nas investigações.

A SPTrans reforça a orientação para que as concessionárias comuniquem imediatamente todos os casos à Central de Operações e formalizem as ocorrências junto às autoridades policiais.

Cabe ressaltar que a empresa é obrigada a encaminhar o veículo para manutenção, substituindo-o por outro da reserva técnica, que realizará a próxima viagem programada, garantindo a continuidade do serviço prestado aos passageiros. Caso isso não ocorra, a empresa é penalizada pela viagem não realizada.”

Ataques a ônibus em SP passa de 450 veículos depredados em um mês

Operação Impacto a Coletivos

De acordo com a PMSP (Polícia Militrar do Estado de São Paulo), até quinta feira (3), 8 pessoas haviam sido presas na Operação Impacto a Coletivos. A ação policial é focada no enfrentamento aos crimes contra ônibus e ao transporte público na capital.

Ainda segundo a polícia, as ações foram conduzidas com a utilização de diversas viaturas operacionais, especialmente motocicletas, que garantiram maior mobilidade e resposta rápida em áreas de maior vulnerabilidade. Segundo a nota, houve uma redução significativa nas ocorrências de depredação de coletivos.

Veja os números da operação:

  • 8 pessoas presas, sendo 2 procuradas pela Justiça
  • 217 motocicletas vistoriadas, com 131 removidas
  • 1.617 automóveis vistoriados, dos quais 8 foram removidos e 2 localizados

A PM também informou que o setor de inteligência da corporação atua de forma integrada para identificar os autores e a motivação dos ataques, diante da suspeita de que os atos possam estar sendo organizados pela internet.

*Sob supervisão de Jorge Fernando Rodrigues

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *