Desde 12 de junho, mais de 10 ônibus do sistema municipal de transportes foram vandalizados, por dia, na cidade de São Paulo. Os dados foram enviados à CNN pela SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Urbana Transporte), na tarde deste domingo (6).
De acordo com os dados, o número de casos de vandalismo contra coletivos na capital chegou a 264, o que resulta em 11 ônibus atacados nos últimos 24 dias. Os registros incluem três ocorrências de ataques entre a tarde e a noite de sábado (5).
O movimento de vandalismo ocorreu de forma distribuída por todas as regiões de São Paulo. Veja posicionamento da SMT e SPTrans sobre a onda de ataques abaixo:
“A Secretaria Municipal de Mobilidade e Urbana Transporte (SMT) e a SPTrans reiteram o repúdio aos atos de vandalismo registrados no sistema de transporte e seguem fornecendo todas as informações necessárias para auxiliar nas investigações.
A SPTrans reforça a orientação para que as concessionárias comuniquem imediatamente todos os casos à Central de Operações e formalizem as ocorrências junto às autoridades policiais.
Cabe ressaltar que a empresa é obrigada a encaminhar o veículo para manutenção, substituindo-o por outro da reserva técnica, que realizará a próxima viagem programada, garantindo a continuidade do serviço prestado aos passageiros. Caso isso não ocorra, a empresa é penalizada pela viagem não realizada.”
Ataques a ônibus em SP passa de 450 veículos depredados em um mês
Operação Impacto a Coletivos
De acordo com a PMSP (Polícia Militrar do Estado de São Paulo), até quinta feira (3), 8 pessoas haviam sido presas na Operação Impacto a Coletivos. A ação policial é focada no enfrentamento aos crimes contra ônibus e ao transporte público na capital.
Ainda segundo a polícia, as ações foram conduzidas com a utilização de diversas viaturas operacionais, especialmente motocicletas, que garantiram maior mobilidade e resposta rápida em áreas de maior vulnerabilidade. Segundo a nota, houve uma redução significativa nas ocorrências de depredação de coletivos.
Veja os números da operação:
- 8 pessoas presas, sendo 2 procuradas pela Justiça
- 217 motocicletas vistoriadas, com 131 removidas
- 1.617 automóveis vistoriados, dos quais 8 foram removidos e 2 localizados
A PM também informou que o setor de inteligência da corporação atua de forma integrada para identificar os autores e a motivação dos ataques, diante da suspeita de que os atos possam estar sendo organizados pela internet.
*Sob supervisão de Jorge Fernando Rodrigues
Fonte: CNN Brasil