Elon Musk é dono do X (e de muitas outras empresas). Ele próprio é um grande usuário da rede social: publica mensagens e vídeos, republica postagens alheias (às vezes com comentários por cima) e interage com outros internautas o dia inteiro. Mas você já parou para imaginar o que Musk vê em seu feed do X?
Pessoalmente, aposto que não são vídeos de animaizinhos, nem memes sobre as séries do momento. O The New York Times resolveu descobrir. O jornal estadunidense criou um perfil do zero, seguiu os mesmos 1.109 usuários que Musk segue e analisou mais de 175 mil postagens das contas seguidas usando uma ferramenta de coleta de dados da própria rede social.
O resultado? Vamos ver.

A importância do X para Elon Musk
Antes de tudo, vamos contextualizar:
- O bilionário comprou o então Twitter em 2022. O nome X veio só no ano seguinte;
- É importante ressaltar que Musk é dono da rede social, mas não é presidente executivo da empresa. A CEO é Linda Yaccarino (saiba mais sobre ela aqui);
- Ao que tudo indica, Elon Musk é bem fã do seu próprio negócio: ele tem mais de 78,6 mil publicações por lá e quase 220 milhões de seguidores. E se você entrar no perfil dele na rede social, vai até se perder com tantos ‘tweets’ e ‘retweets’ em poucos minutos;
- Em entrevista recente à Fox News, o executivo deu uma dimensão da importância do X: ele revelou que suas próprias visões políticas foram moldadas pela plataforma. Um exemplo disso é quando ele viu um vídeo de uma multidão de imigrantes atravessando a fronteira dos Estados Unidos.
Atualmente, Musk está alinhado com a extrema-direita estadunidense, e é aliado do presidente Donald Trump. Inclusive, ambos são contrários à imigração, com defesa a fortes proteções nas fronteiras e deportação de moradores estrangeiros.
Com esse contexto, já deu para imaginar: segundo o levantamento do NYT, além de líderes mundiais, empresários magnatas e teóricos da conspiração, o bilionário segue vários influenciadores de extrema-direita e apoiadores de Trump.

Por dentro do feed do X de Musk
Vamos ao que importa. A análise do jornal revelou que Elon Musk segue contas que elogiam e apoiam… Elon Musk e seus feitos nas empresas que ele comanda.
Um dos temas principais que aparece no feed do bilionário é a indignação com a política progressista nos Estados Unidos e, consequentemente, apoio à direita conservadora (vale lembrar que os espectros políticos nos EUA são bem diferentes do que no Brasil).
Em uma semana ‘comum’, são dezenas de milhares de publicações no feed de Musk. Dessas, quase metade vem de personalidades da mídia de direita, como políticos e líderes republicanos, e influenciadores conservadores. Uma dessas pessoas é Chaya Raichik, que tem mais de quatro milhões de seguidores e apoia Trump fervorosamente.
As contas seguidas pelo executivo são as contas com quem ele mais interage. Por vezes, ele também responde usuários que não segue.

Ainda segundo análise, algumas das ideias publicadas ou republicadas por Musk na rede social viram pauta no noticiário. Por exemplo, uma vez, ele compartilhou um relato de um grupo liderado pela deputada republicana Nancy Mace criticando um estudo que testava o efeito da terapia hormonal em infecções por HIV. Dois meses depois, Trump replicou o assunto de forma distorcida, dizendo que verbas federais foram usadas para “transformar camundongos em transgêneros”.
Leia mais:
- Tesla vai revisar salário bilionário de Elon Musk
- Trump não quer saber de iPhones vindos da Índia; entenda
- Grok: IA do X consegue usar câmeras de celulares para ‘ver’
Mais recentemente, quando um grupo atacou veículos e concessionárias da Tesla, Musk ‘twittou’ que as ações eram “terrorismo doméstico” e pediu a prisão das pessoas.
Basicamente, a conclusão da análise do NYT é que Elon Musk usa o X para defender seus próprios interesses e de seus aliados, sabendo que o que for publicado ali vai chamar atenção.
O post Por dentro do X de Elon Musk: o que aparece no feed do dono da rede social? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital