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Plataforma de gestão de viagens usa IA para otimizar compra de passagens

Plataforma de gestão de viagens usa IA para otimizar compra de passagens

A gestão de viagens e despesas corporativas sempre foi um desafio para as empresas, que precisam gerir processos administrativos complexos e buscam maneiras de promover economia e eficiência nessa dinâmica. Além das tarefas operacionais, como compra de passagens e controle de reembolsos, o cenário se torna ainda mais delicado diante da volatilidade dos preços, especialmente no transporte aéreo.

Para enfrentar esse problema, a Paytrack – plataforma com a solução completa para gestão de viagens e despesas corporativas – lançou o Price Tracking. Desenvolvida com Inteligência Artificial (AI), a ferramenta é especializada em avaliar preços e o comportamento de mercado. 

Na prática, a iniciativa permite que empresas tomem decisões com precisão ao simular de forma prática diferentes cenários para a compra de passagens. O serviço pode se traduzir em uma economia de até 290%, de acordo com a antecedência do pedido e a sazonalidade.

Segundo Edson Gonçalves, cofundador e VP de Produtos da Paytrack, a proposta é transformar uma decisão que antes era feita de forma intuitiva em um processo orientado por dados. 

“A maioria das empresas ainda adquire passagens de forma reativa por falta de ferramentas de planejamento. O Price Tracking traz clareza sobre o custo de esperar e indica a melhor janela de compra”, afirma Gonçalves.

A ferramenta já está disponível e pode ser acessada neste link.

Otimização de dados

A base de dados que sustenta a ferramenta considera as milhões de cotações de passagens aéreas geradas diariamente a partir das buscas realizadas na plataforma. A análise desse conjunto robusto de informações, que acontece em tempo real, revela variações expressivas de valores entre o momento crítico e o momento ideal de compra. 

No trecho de Belo Horizonte (CNF) para São Paulo (CGH), por exemplo, o valor das passagens no último mês variou de R$ 433 a R$ 1.690, o que reflete a  antecedência da compra. Trata-se de uma diferença de até 290%. Já o trecho de São Paulo (CGH) para o Rio de Janeiro (SDU), a cotação chegou a variar 219% entre o valor médio pago no momento crítico (R$ 1.670) e o momento ótimo de compra (R$ 523).

IA como aliada na experiência 

Além da previsão de tarifas, a Paytrack também incorpora gradativamente IA em outras frentes, com soluções cada vez mais integradas à experiência do usuário. Entre as iniciativas, destaca-se o uso de assistentes virtuais e atendimento inteligente via WhatsApp, o que otimiza diversas demandas dos colaboradores.

Essa dinâmica facilita, por exemplo, processos de reembolso. “Os colaboradores da plataforma conseguem enviar a foto de uma nota fiscal, e os dados são automaticamente extraídos e organizados para o processo de reembolso. Na prática, o sistema suspende tarefas como preenchimento manual, o que confere ao processo maior agilidade e precisão”, diz Gonçalves. 

Também estão sendo treinados assistentes virtuais capazes de responder perguntas sobre voos, datas e rotas com base em preferências, políticas corporativas e dados do mercado. Todas as frentes são pensadas para facilitar o planejamento de viagens e a tomada de decisão. 

“O objetivo é construir uma IA cada vez mais especializada em preços e comportamento do mercado de viagens corporativas. Assim, conseguimos otimizar e antecipar cenários e transformar a forma como empresas planejam e compram suas passagens”, conclui o executivo.

Aporte recorde do setor

Parte dos recursos utilizados para otimizar o papel da IA nos sistemas da Paytrack é proveniente do aporte de R$ 240 milhões recebido pela empresa neste ano, em uma rodada de Série B, liderada pelo fundo americano Riverwood Capital. “Trata-se do  maior investimento já registrado no setor no Brasil”, pontua Gonçalves. 

Com sede em Blumenau (SC), e escritório em São Paulo, a Travel Tech com soluções de agência de viagens atende hoje mais de 7 mil clientes e cerca de um milhão de usuários, consolidando sua posição de líder no mercado nacional. A companhia cravou crescimento médio anual de 80% nos últimos três anos, período que gerenciou cerca de R$ 3 bilhões em despesas corporativas em 2024. 

Mais informações sobre os serviços da Paytrack podem ser acessadas no site. 

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Fonte: InfoMoney

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