Home / Política / PF pede investigação de Gilson Machado por tentar emitir passaporte para Cid

PF pede investigação de Gilson Machado por tentar emitir passaporte para Cid

13 de julho de 2025 - 19:17(Divulgação)

" data-medium-file="https://i3.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/06/Captura-de-tela-2025-06-10-130211.png?fit=300%2C182&quality=70&strip=all&ssl=1" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/06/Captura-de-tela-2025-06-10-130211.png?fit=860%2C521&quality=70&strip=all">

A Polícia Federal (PF) pediu a abertura de uma investigação para saber se o ex-ministro Gilson Machado Neto atuou para tentar obter um passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid e facilitar uma possível saída do país.

A medida foi interpretada como uma possível tentativa de atrapalhar o andamento da ação penal da trama golpista, já que Cid é um dos réus. A Procuradoria-Geral da República (PGR) concordou com a apuração. O ex-ministro nega a atuação a favor de Cid e disse que procurou o consulado para tratar de uma questão familiar.

A PF reuniu indícios de que Gilson procurou o Consulado de Portugal em Recife, onde mora, para conseguir o passaporte de Cid, mas não teve sucesso. Há a suspeita, contudo, de que ele pode procurar outras embaixadas ou consulados com o mesmo objetivo, para que o tenente-coronel deixe o país.

A PGR afirma que a atitude pode configurar obstrução de investigação e favorecimento pessoal, mas considerou que é necessário aprofundar a apuração.

Gilson foi ministro do Turismo durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e continua próximo do ex-presidente. No ano passado, concorreu à prefeitura de Recife pelo PL, mas ficou em segundo lugar.

Recentemente, ele iniciou uma campanha de arrecadação de recursos para Bolsonaro. Em depoimento à PF na semana passada, o ex-presidente afirmou que a campanha foi feita sem seu conhecimento e que Machado arrecadou R$ 1 milhão.

 

The post PF pede investigação de Gilson Machado por tentar emitir passaporte para Cid appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *