Home / Tecnologia / Não era só cortar sal? Pesquisa sugere algo mais eficaz contra pressão alta

Não era só cortar sal? Pesquisa sugere algo mais eficaz contra pressão alta

Uma pesquisa recente sugere que, ao contrário do que se pensava, aumentar a ingestão de potássio pode ser mais eficaz contra pressão alta do que simplesmente diminuir o consumo de sódio.

“Normalmente, quando temos pressão alta, somos aconselhados a comer menos sal”, comentou Anita Layton, professora de Matemática Aplicada e Biologia na Universidade de Waterloo, onde a pesquisa foi conduzida.

“No entanto, nossa pesquisa sugere que adicionar alimentos ricos em potássio à dieta, como bananas e brócolis, pode ter um impacto ainda mais positivo na pressão arterial do que reduzir o sódio.”

‘Nossos sistemas corporais podem ter evoluído para funcionar melhor com dieta rica em potássio’, diz pesquisadora

O potássio desempenha papel crucial na regulação da pressão arterial e na saúde cardiovascular em geral. É o que explica o dr. Firmino Haag, coordenador da cardiologia no Hospital Albert Sabin (HAS), em São Paulo (SP), ao Olhar Digital.

Não era só cortar sal? Pesquisa sugere algo mais eficaz contra pressão alta
Potássio desempenha papel crucial na regulação da pressão arterial e na saúde cardiovascular (Imagem: Fida Olga/Shutterstock)

Segundo Haag, os mecanismos pelos quais o potássio ajuda a eliminar o sódio e relaxar os vasos sanguíneos são os seguintes:

  • Manter o equilíbrio eletrolítico no corpo: nos rins, o potássio estimula a excreção de sódio na urina. Isso ocorre porque o aumento nos níveis de potássio no sangue promove a troca de sódio por potássio nos néfrons, as unidades funcionais dos rins, resultando na excreção de sódio;
  • Auxilia na vasodilatação: relaxa os músculos lisos dos vasos sanguíneos. Isso reduz a resistência nos vasos, promovendo um fluxo sanguíneo mais eficiente e consequentemente diminuindo a pressão arterial. O exato mecanismo pelo qual o potássio promove a relaxação das paredes vasculares envolve a modulação dos canais de potássio e cálcio nas células musculares lisas vasculares.

Dietas modernas, especialmente em sociedades industrializadas, tendem a ser ricas em sódio e pobres em potássio. Isso pode contribuir para a alta prevalência de hipertensão.

Mesa com frutas e legumes ricos em potássio em cima de pequena lousa com a letra K escrita em giz
Adicionar alimentos ricos em potássio à dieta pode ter um impacto mais positivo na pressão arterial, diz pesquisadora (Imagem: Yulia Furman/Shutterstock)

Os primeiros humanos comiam muitas frutas e vegetais, e nossos sistemas corporais podem ter evoluído para funcionar melhor com uma dieta rica em potássio e baixa em sódio.

Melissa Stadt, candidata a PhD no Departamento de Matemática Aplicada de Waterloo e autora principal do estudo, em comunicado

“Incluir frutas, legumes e alimentos in natura ricos em potássio é mais viável e educativo do que apenas restringir [ingestão de sódio]”, diz o dr. Matheus Azevedo, médico nutrólogo especialista em medicina integrativa e longevidade, ao Olhar Digital. “A mudança é mais sustentável e melhora a qualidade da alimentação como um todo.

Riscos e cuidados

Por um lado, existem riscos ao aumentar o consumo de potássio. “Pacientes com doença renal devem ter cautela, pois o excesso de potássio pode ser perigoso”, alerta o médico nutrólogo. O dr. Firmino Haag disse o mesmo.

Cacho de banana
Banana é um dos muitos alimentos ricos em potássio que podem fazer parte da sua dieta (Imagem: Pepeelson/Shutterstock)

“Para indivíduos com problemas renais ou condições de saúde específicas, o aumento da ingestão de potássio deve ser abordado com cautela e sob a orientação de um profissional de saúde“, salientou o coordenador de cardiologia.

Por outro, o dr. Azevedo disse o seguinte: “para quem tem função renal normal, o consumo de potássio pelos alimentos é seguro”. E acrescentou: “O limite recomendado é de 3.500 a 4.700 mg/dia.”

Hipertensão em homens e mulheres

A hipertensão é uma condição que afeta mais de 30% da população mundial. E é a principal causa de doenças cardíacas e derrames.

  • Ela também pode levar a problemas graves como doença renal crônica, insuficiência cardíaca, batimentos irregulares e até demência.

O estudo revelou que homens desenvolvem hipertensão com mais facilidade do que mulheres. E eles tendem a responder mais positivamente ao aumento da proporção de potássio em relação ao sódio.

potassio
Nossos sistemas corporais podem ter evoluído para funcionar melhor com uma dieta rica em potássio e baixa em sódio, diz pesquisadora (Imagem: Yulia Furman/Shutterstock)

Leia mais:

Além disso, os pesquisadores usaram um modelo matemático para identificar como a proporção de potássio e sódio afeta a pressão arterial. Esse modelo também é útil para explorar como diferenças de sexo influenciam essa relação.

A pesquisa, publicada no American Journal of Physiology-Renal Physiology no começo de março, abre perspectivas para o tratamento da hipertensão. E pode ajudar a desenvolver estratégias alimentares mais eficazes para o controle dessa condição.

O post Não era só cortar sal? Pesquisa sugere algo mais eficaz contra pressão alta apareceu primeiro em Olhar Digital.

Ir para o conteúdo original: https://olhardigital.com.br/2025/04/24/medicina-e-saude/pesquisa-sugere-algo-mais-eficaz-contra-pressao-alta-do-que-diminuir-sal/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *