Um estudo realizado pelo portal Integridade ESG, em parceria com o Insight Lab, mapeou as melhores práticas corporativas voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) no país.
A pesquisa divulgada com exclusividade para a EXAME, analisou milhares de informações públicas divulgadas entre 2019 e 2024 e apontou as 50 empresas brasileiras que mais se destacam em ações, programas e produtos voltados para esse público.
O trabalho surge em um contexto importante: o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo o IBGE (2023), o que corresponde a 8,9% da população.
Apesar da existência da Lei de Cotas (8.213/1991) há mais de três décadas, o mercado de trabalho para PcDs ainda é um dos principais desafios para garantir visibilidade e inclusão social.
Inclusão de pessoas com deficiência
O estudo mostra que as companhias que ultrapassam as cotas legais e desenvolvem programas especializados têm melhor reputação e associam suas marcas a inovação e diversidade.
A metodologia do estudo utilizou ferramentas de inteligência artificial para analisar e cruzar milhares de dados públicos de mídias, redes sociais e relatórios corporativos. Foram aplicados algoritmos para identificar, ponderar e normalizar as informações, resultando em um índice que mede o destaque das empresas em ações para PcDs.
Diversidade e inclusão nas empresas
O ranking é liderado pelo Mercado Livre, que investe em eventos de empregabilidade e parcerias com o setor público para ampliar o acesso das PcDs ao mercado de trabalho.
Em segundo lugar está o Banco do Brasil, com serviços adaptados para clientes com deficiência, como o cartão BB Voz e uma linha de crédito para tecnologia assistiva. A Petrobras aparece em terceiro, com política de diversidade e reserva de 20% das vagas em concurso público para PcDs.
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Outras empresas que se destacam são o Sicoob, com projetos sociais e eventos esportivos inclusivos, e a ArcelorMittal, que promove programas de diversidade e grupos de afinidade para PcDs. A lista inclui ainda TIM, Bradesco, Nubank, B3, SAP, Shell e outras companhias que ampliam suas ações nessa área.
O estudo reforça que iniciativas que vão do recrutamento à oferta de produtos e serviços adaptados valorizam as marcas e fortalecem a agenda de diversidade nas empresas brasileiras.
Ranking das 50 empresas líderes em inclusão de PcDs
- Mercado Livre – índice 28,392
- Banco do Brasil – índice 22,499
- Petrobras – índice 14,519
- Sicoob – índice 13,081
- ArcelorMittal – índice 11,539
- TIM – índice 10,758
- Bradesco – índice 10,349
- Pepsico – índice 9,964
- Nubank – índice 8,458
- B3 – índice 7,516
- SAP – índice 7,054
- Shell – índice 7,053
- Volkswagen – índice 6,882
- Santander – índice 6,591
- Suzano – índice 6,029
- Embrapa – índice 5,683
- Unilever – índice 5,272
- Nestlé – índice 4,749
- Dasa – índice 4,683
- IBM – índice 4,645
- Embraer – índice 4,437
- C6 – índice 3,959
- Gerdau – índice 3,895
- Itaipu – índice 3,797
- BRF – índice 3,713
- Sicredi – índice 3,538
- Stellantis – índice 3,509
- Honda – índice 3,469
- L’Oréal – índice 3,301
- Klabin – índice 3,159
- Pfizer – índice 3,114
- Hospital Sírio-Libanês – índice 3,110
- Cemig – índice 2,983
- Boticário – índice 2,982
- CBA – índice 2,764
- WEG – índice 2,613
- Neoenergia – índice 2,567
- Cielo – índice 2,557
- Itaú Unibanco – índice 2,305
- CSN – índice 2,304
- Raízen – índice 2,136
- BYD – índice 1,977
- Raia Drogasil – índice 1,821
- Sanepar – índice 1,753
- Minerva Foods – índice 1,588
- Localiza – índice 1,545
- CPFL Energia – índice 1,544
- EDP – índice 1,426
- Energisa – índice 1,331
- Renault – índice 1,317
Fonte: Exame