Home / Mundo / Pernambuco registra terremoto de 1,9 magnitude na escala Richter

Pernambuco registra terremoto de 1,9 magnitude na escala Richter

Um tremor de terra de magnitude 1.9 na Escala de Richter foi sentido pela população de Caruaru, no interior do Pernambuco. O abalo sísmico ocorreu nesta sexta-feira (16), por volta das 5h da manhã, de acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O LabSis/UFRN informou que há dois dias uma série de microtremores têm sido identificados em Pernambuco. Apesar da baixa intensidade, os microssismos podem ser precursores de atividades sísmicas de maior magnitude.

O último terremoto registrado pelo LabSis/UFRN em Pernambuco foi no dia 8 de maio. Na data, um sismo natural de 2.1 atingiu o município de São Joaquim do Monte, no agreste pernambucano, por volta das 16h38.

Entenda a escala Richter

Os cientistas usam amplamente a “escala de magnitude de momento” para categorizar a força e o tamanho dos terremotos de uma forma mais precisa do que a “escala Richter”, usada há muito tempo, afirma o Serviço Geológico dos EUA.

Esta escala de magnitude de momento é baseada no “momento sísmico” do terremoto, que explica o quanto a crosta terrestre se desloca em um terremoto, o tamanho da área ao longo da fissura da crosta e a força necessária para superar o atrito naquele local, juntamente com o ondas sísmicas que a mudança cria.

 

*Sob supervisão de Pedro Osorio

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pernambuco registra terremoto de 1,9 magnitude na escala Richter no site CNN Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *