Home / Finanças / Cognitivo e psicológico ruins travam performance no mercado financeiro, diz médico

Cognitivo e psicológico ruins travam performance no mercado financeiro, diz médico

Cognitivo e psicológico ruins travam performance no mercado financeiro, diz médico

Conteúdo XP

No episódio 10 da terceira temporada do Mapa Mental, no canal GainCast, o médico Afonso Mendonça compartilhou sua trajetória pessoal e profissional e aprofundou temas como performance cognitiva, saúde hormonal e os impactos da rotina moderna — especialmente para profissionais sob pressão, como os traders.

Formado em medicina e especialista em emagrecimento e metabolismo, Afonso destacou o papel decisivo dos hormônios na qualidade de vida e no desempenho de alta exigência. Segundo ele, desequilíbrios hormonais afetam diretamente o foco, a disposição e a tomada de decisão: “Hormônio, se fosse classificar em uma palavra, eu colocaria equilíbrio”.

Alta performance

Ao falar sobre saúde no universo do trading, Afonso foi direto: “Todo mundo precisa ter um médico para chamar de seu”. Para ele, muitos esperam o problema aparecer para buscar ajuda — quando o ideal seria o contrário. “É mais fácil ir um pouco antes do que a hora que já está com o problema todo instalado”, diz.

Ele também alertou sobre os impactos de uma saúde desregulada no desempenho do trader, que vive sob pressão, precisa manter o foco e tomar decisões com rapidez. “Se você tá com seu cognitivo ruim, seu mental está ruim, seu psicológico está ruim, não tem como você ter performance”, afirma.

A saúde hormonal entra nesse processo como base estrutural. Baixa testosterona, por exemplo, afeta não só o corpo, mas também o raciocínio, a energia e até as relações. “Sucesso é equilíbrio. Não adianta você ser rico sem saúde. Não adianta você ter saúde e não ter sucesso financeiro, porque aí vai baixar sua saúde”, diz. “O equilíbrio, pra mim, é o sucesso”.

Leia também:

Cuidar do básico

Para traders e profissionais que vivem sob estresse constante, o hormônio cortisol é um alerta. “Se o seu cortisol está alto, você vai ter insônia. Mas se você não dorme direito, o cortisol sobe ainda mais. A pessoa entra num ciclo difícil de sair”, explica.

Outro ponto de atenção é a busca desenfreada por dopamina. Ele alerta: “A pessoa não é viciada em doce. Ela é viciada na recompensa que aquilo oferece. O que vicia é o sentimento, é o prazer imediato que aquilo traz. Então aquela busca te vicia”.

Afonso Mendonça enfatiza que práticas simples — como atividade física regular, higiene do sono e alimentação consciente — são tão importantes quanto qualquer indicador financeiro.

A recomendação? Cuidar do básico, como sono de qualidade, alimentação de qualidade e exercício diário. “Atividade física é igual escovar o dente: é todo dia. Se você quer ter performance, comece cuidando disso”, disse.

Segundo ainda ele, o desequilíbrio leva à impulsividade. Para um trader, esse tipo de descontrole pode custar caro. “Você precisa de paciência, clareza e foco. Não dá para ter isso com desregulação hormonal”, afirma.

Uso de hormônios

Ele também comentou os riscos do uso de hormônios, como testosterona, para performance. “Hoje, hormônio para performance é proibido. A prescrição pura e simplesmente para estética não é permitida”, afirmou.

Os riscos do uso inadequado vão desde acne até insuficiência cardíaca. “Quando você coloca testosterona de fora, o corpo para de produzir. O coração cresce, trabalha mal e você paga o preço lá na frente. Às vezes, com a própria vida”, explica.

A diferença entre reposição e uso supra fisiológico está na dosagem. “Repor é colocar o que já deveria estar lá. Performance é usar acima do necessário. Aí vêm os colaterais: hipertensão, queda de cabelo, até insuficiência cardíaca”.

Ainda assim, ele pontua que há espaço seguro para tratamento hormonal, desde que individualizado. “A gente não trata números. A gente trata pessoas”, afirma.

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice.

The post Cognitivo e psicológico ruins travam performance no mercado financeiro, diz médico appeared first on InfoMoney.

Ir para o conteúdo original: https://www.infomoney.com.br/mercados/performance-no-day-trade-comeca-pelo-corpo-sucesso-equilibrio/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *