Home / Política / PDT no Senado anuncia que permanece na base do presidente Lula

PDT no Senado anuncia que permanece na base do presidente Lula

Ao contrário da bancada do PDT na Câmara, que anunciou nesta terça-feira (6) a saída da base do governo, os senadores do partido decidiram manter o apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O PDT conta com três cadeiras no Senado, ocupadas por Leila Barros (DF), Ana Paula Lobato (MA) e Weverton Rocha (MA).

“A decisão foi tomada tendo por base a afinidade da bancada com o governo tanto no projeto de desenvolvimento para o Brasil, como na maioria das pautas no Senado”, informou a liderança da legenda em nota.

No documento, a bancada do Senado disse que respeita a posição da bancada na Câmara e, embora tenha um posicionamento diferente, reitera que o partido “segue unido em defesa dos ideais trabalhistas”.

Deputados

A decisão dos deputados do PDT de abandonar a base governista aconteceu de forma unânime, segundo o líder da bancada, Mário Heringer (MG).

Ainda de acordo com o líder, a decisão de o PDT ficar “independente” acontece após um acúmulo de insatisfações da bancada perante ações do Planalto e devido a perspectivas para as eleições de 2026.

A intenção é que os deputados não fiquem mais alinhados automaticamente com o governo Lula na Câmara, mas que também não sejam da oposição. Deputados do PDT defendem um posicionamento de “não polarização” visando o pleito de 2026.

Na sexta-feira (2), o então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT, pediu demissão do cargo após a repercussão negativa de um escândalo envolvendo fraude potencialmente bilionária no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Wolney Queiroz (PDT), então secretário-executivo de Lupi, foi escolhido para sucedê-lo. A bancada do partido, porém, diz não ter sido consultada. A demissão do Lupi foi tida como a gota d’água no descontentamento perante o Planalto.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PDT no Senado anuncia que permanece na base do presidente Lula no site CNN Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *