Home / Mundo / Passagem de tufão por Taiwan deixa pelo menos dois mortos

Passagem de tufão por Taiwan deixa pelo menos dois mortos

Um tufão atingiu o sul de Taiwan com ventos recordes e fortes chuvas na manhã de segunda-feira (7), matando duas pessoas e ferindo mais de 500 em uma rara passagem pela costa oeste densamente povoada da ilha.

Taiwan é regularmente atingida por tufões, mas eles geralmente passam pela costa leste montanhosa e pouco povoada, de frente para o Oceano Pacífico.

Empresas e escolas foram fechadas ao longo da costa oeste. Ventos de cerca de 220 quilômetros por hora foram registrados no condado de Yunlin, no sudoeste, depois que a tempestade atingiu a costa sudoeste de Taiwan no final do domingo (6).

Dados do governo indicam que mais de 700 árvores foram derrubadas em cidades e vilas do oeste e placas de trânsito foram arrancadas e espalhadas pelas ruas.

Na cidade de Tainan, no sul do país, alguns postes elétricos de concreto foram quebrados e um portão de madeira de um grande templo desabou.

O tufão, que chegou a ser listado pela autoridade meteorológica de Taiwan como o segundo nível mais forte, enfraqueceu muito desde então e está previsto para atingir o leste da China no final desta semana.

“A trajetória do tufão é rara… todo Taiwan será afetado pelo vento e pela chuva, um após o outro”, disse o presidente Lai Ching-te em uma publicação no Facebook, pedindo aos cidadãos que se preparem.

Quase 700 mil residências tiveram o fornecimento de energia cortado e mais de 300 voos domésticos e internacionais foram cancelados. A linha ferroviária de alta velocidade Norte-Sul reduziu os serviços.

A Agência Nacional de Incêndios informou que uma pessoa morreu depois que uma árvore caiu enquanto ela dirigia e outra morreu após seu respirador apresentar defeito devido a uma queda de energia.

Não houve nenhum relato de grandes danos no Parque Científico de Tainan, que abriga gigantes da tecnologia como o TSMC 2330.TW.

Autoridades marítimas da província de Zhejiang, no leste da China, elevaram sua resposta de emergência ao segundo nível mais alto na segunda-feira (7), de acordo com a emissora estatal CCTV.

Às 10h, 121 navios de passageiros e 64 rotas de balsas foram suspensas em toda a província, informou a CCTV. As autoridades também suspenderam 181 projetos de construção, incluindo parques eólicos, por precaução.

Espera-se que Danas se aproxime gradualmente das áreas costeiras entre a cidade de Taizhou, em Zhejiang, e a cidade de Fuzhou, na província vizinha de Fujian, de acordo com a Administração Meteorológica da China.

A previsão é de que o tufão chegue ao trecho na noite de terça-feira (8).

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *