Home / Política / Partido Reformista britânico ganha cargos no Parlamento com onda de apoio

Partido Reformista britânico ganha cargos no Parlamento com onda de apoio

Partido Reformista britânico ganha cargos no Parlamento com onda de apoio

O partido de direita Reformista, do Reino Unido, conquistou uma vaga no Parlamento, uma prefeitura e brigava por uma série de cargos em conselhos locais na sexta-feira, nos primeiros resultados de eleições que, segundo o líder Nigel Farage, provam que agora é a verdadeira legenda de oposição.

O partido populista Reformista, liderado pelo veterano defensor do Brexit, espera que as eleições locais de quinta-feira na Inglaterra marquem o fim de um século de domínio da política britânica pelo Partido Trabalhista, no poder, e pelos conservadores, na oposição.

Na disputa mais observada, para o assento parlamentar vago de Runcorn e Helsby, o Reformista venceu por apenas seis votos após uma recontagem completa, dando ao partido de Farage seu quinto assento na Câmara dos Comuns. Os trabalhistas haviam conquistado a cadeira na eleição nacional do ano passado com uma maioria de quase 15.000 votos.

Leia também: Em Roma, Zelenski discute paz na Ucrânia com Trump, Starmer e Macron

“Foi uma grande noite para o Reformista”, disse Farage aos repórteres. “Este é o coração do Partido Trabalhista, seu voto entrou em colapso e grande parte dele veio para nós.”

Os conservadores — historicamente um dos partidos mais bem-sucedidos de qualquer democracia moderna — agora estão “fritos”, afirmou ele.

“Vocês estão testemunhando o fim de um partido que existe desde 1832.”

O Reformista venceu a corrida para prefeitura em Greater Lincolnshire: Andrea Jenkyns, uma ex-ministra do governo conservador que desertou para o Reformista depois de perder sua cadeira no ano passado, tornou-se a mais poderosa política eleita até o momento, com responsabilidade por uma área que abrange cerca de um milhão de pessoas.

O partido também estava liderando na contagem inicial de conselheiros eleitos, embora apenas um pequeno número dos mais de 1.600 assentos em disputa nas autoridades locais tenha sido declarado.

Leia também: China pede a Reino Unido e União Europeia que mantenham o comércio diante de tarifas

A fragmentação do cenário político deu a Farage a oportunidade de reivindicar sua posição de representante da direita da política britânica. As eleições gerais do ano passado levaram os conservadores a uma derrota histórica, perdendo mais da metade de seu apoio.

O primeiro-ministro trabalhista Keir Starmer, que obteve uma das maiores maiorias parlamentares da história britânica no verão passado, sofreu desde então o mais rápido declínio de popularidade de qualquer governo recém-eleito.

Seu governo aumentou os impostos e cortou os benefícios para os idosos, dizendo que as medidas eram necessárias para restaurar a estabilidade financeira após 14 anos de má administração do Partido Conservador.

Leia também: Reino Unido: Jaguar Land Rover suspende exportação para EUA após tarifaço de Trump

Farage, que há muito tempo apoia o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está ciente das preocupações dos eleitores com algumas das posições de Trump que prejudicaram o voto da direita em países como o Canadá, e se distanciou de Trump em relação às tarifas e à Ucrânia.

“O Reformista do Reino Unido parece estar na crista da onda esta manhã”, disse Keiran Pedley, diretor de política da empresa de pesquisas Ipsos. “Dito isso, com o aumento do apoio vem o escrutínio. Ao vencerem, eles precisarão mostrar que podem proporcionar a mudança que seus eleitores desejam.”

(Reportagem adicional de William James, Catarina Demony e Elizabeth Piper)

The post Partido Reformista britânico ganha cargos no Parlamento com onda de apoio appeared first on InfoMoney.

Ir para o conteúdo original: https://www.infomoney.com.br/politica/partido-reformista-britanico-ganha-cargos-no-parlamento-com-onda-de-apoio/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *