Nas mais de duas décadas em que atuou no Peru, Robert Prevost, eleito como papa nesta quinta-feira (8), mostrou em diferentes ocasiões, proximidade e sensibilidade com setores vulneráveis da população.
Um dos exemplos é um vídeo de março de 2023 gravado por ele em meio às enchentes causadas por fortes chuvas na região de Chiclayo, onde atuou por anos como bispo.
Com botas até o joelho e pés em uma água barrosa, diante de casas destruídas e escombros, Prevost pedia em uma gravação que os peruanos fossem generosos para ajudar milhares de pessoas prejudicadas pelas chuvas.
O vídeo, postado pela organização religiosa Cáritas, de Chiclayo, divulgava uma campanha com doação de bens, alimentos ou dinheiro para os afetados pelas inundações.
“Peço que sejam generosos, que abram seus corações para nos ajudar uns aos outros e seguirmos em frente como fizemos em outros momentos de crise. Contamos com vocês, sei que podem ser muito generosos”, diz Prevost na gravação.
Em vídeos postados pela Cáritas durante a pandemia de Covid-19, o agora papa Leão XIV pedia que a população se vacine, e promovia campanhas para a compra de máquinas para encher cilindros de oxigênio e de distribuição de máscaras para que policiais, militares e bombeiros evitassem contágios.
Na época, ele também pediu doações para empresários e para a população em geral para preparar cestas de mantimentos para setores vulneráveis. Ele ressaltou que a Igreja local estava auxiliando especialmente imigrantes que não contavam com auxílio financeiro do Estado naquele contexto.
Mais de 20 anos no Peru
Prevost se naturalizou peruano nas mais de duas décadas em que viveu no país, onde chegou em 1985 para atuar como vice-pároco na cidade de Chulucanas, na região de Piura. Em 1988 foi enviado para a província peruana de Trujillo, onde passou 11 anos.
Em 1999, voltou os Estados Unidos, sua terra natal, até ser nomeado, em 2014 como administrador apostólico da diocese da cidade peruana de Chiclayo.
Para ser nomeado bispo desta diocese, ele precisava da cidadania peruana, que solicitou em 2015. Após a concessão da nacionalidade pelo governo do Peru, foi nomeado bispo da cidade em setembro de 2015.
Prevost também foi vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana e administrador apostólico da diocese de Callao.
O religioso morou no país andino até o início de 2023, quando foi chamado a Roma pelo papa Francisco como prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para América Latina.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Papa Leão XIV gravou vídeo com pés dentro de água de enchente no Peru no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil